Um dos troços da linha da férrea do Douro que nos últimos anos apresentou alguma instabilidade vai ser intervencionado através de uma obra promovida pela Rede Ferroviária Nacional, REFER. Esta empresa afirma que esta intervenção “vai permitir minorar os riscos e consequentes implicações na exploração ferroviária, que decorrem das características geotécnicas do local e tipo de traçado, em curva apertada e reduzido gabarito”.
Esta iniciativa vem de certo modo contrariar algum pessimismo sobre o futuro da linha do Douro, mormente no seu percurso mais interiorizado e ao mesmo tempo exemplificar a atenção e a preocupação com a segurança ferroviária, ou não ficasse a linha próxima das águas do rio Douro.
Os trabalhos foram adjudicados à empresa Obrecol – Obras e Construções S.A., no que concerne à estabilização dos taludes de escavação na linha do Douro, entre os quilómetros 124.500 e 124.700 e os 125.460 e 125.810.
Recorde-se que a esta mesma empresa foi-lhe concedida a Empreitada “Linha do Norte e Linha de Cintura – Inserção das Linhas da Rede de Alta Velocidade Lisboa – Madrid e Lisboa – Porto na Rede Convencional entre as Estações do Areeiro e do Oriente – Empreitada Autónoma 2”, no montante de 4.729.368,42 euros (mais IVA), e tem mantido uma posição de destaque no domínio das obras públicas e de construção civil. São exemplos disso os viadutos de acesso à Ponte Sobre o Tejo, a execução da 1ª. fase do 3º. anel do estádio do S.L. Benfica, bem como os edifícios circundantes da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.