Numa reunião que decorreu nas instalações na delegação da CCRN, em Vila Real, a proposta final do estudo da requalificação da EN 222 foi apresentada à comissão de acompanhamento de que fazem parte diversas autarquias, Estradas de Portugal, IPTM, Administração da Zona Hidrográfica, Ministério da Cultura, Comissão de Coordenação e a Estrutura de Missão. A apreciação conjunta dos presentes foi de aprovação geral do estudo.
A proposta para a EN 222, cujas obras deverão estar concluídas até 2013, define a implementação de cinco “portas de entrada”, que não é mais do que a criação de segmentos turísticos do próprio troço de estrada. Assim, ficou definido que a primeira “porta” será em Caldas de Aregos. A segunda, na rotunda de Lamego/Régua. Depois, haverá outra no Pinhão/Baterias. A quarta é na zona vinhateira S. João da Pesqueira e a quinta porta em Foz Côa. Para cada uma destas “portas”, há um conjunto de acções e investimentos.
No papel já está também a construção de uma ciclovia na marginal do rio Douro (entre a rotunda Lamego/Régua e o Pinhão) e a requalificação da 222, no troço que vai da Ponte das Baterias até S. João da Pesqueira.
Segundo o chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, “serão analisadas as diferentes propostas para cada uma das portas da EN 222”. Este responsável levantou um pouco do véu quanto aos trabalhos que poderão ser feitos entre Bateiras e S. João da Pesqueira. “Há que começar pelo pavimento, cortar algumas curvas, implementar mais segurança com a colocação de guardas”.
Segundo o mesmo, “a Estrutura irá apresentar as propostas à Comissão Directiva do Programa Operacional Regional e ao gestor do Programa Regional de Valorização do Território. “Nesta primeira discussão existiu um acolhimento geral da proposta. Agora vamos ter de definir prioridades, por onde começar e quem faz o quê”, concluiu.