Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

ETAR e Largo inaugurados em Noura

No domingo foi dia de festa para a freguesia de Noura, onde foi inaugurada a Estação de Tratamento de Águas Residuais, ETAR, e o Largo da localidade. A ETAR vai servir ainda Sobredo e a Zona Industrial do Ratiço, num total de cerca de 1700 habitantes.

-PUB-

As cerimónias de inaugurações foram presididas pelo Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves, que enalteceu as obras concluídas em favor do ambiente e da população.

A ETAR de Noura/Sobredo foi uma construção da responsabilidade da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, ATMD, no valor de mais de meio milhão de euros, sendo que vai servir um núcleo populacional urbano significativo do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, salientou a importância do equipamento inaugurado, não esquecendo a ligação e o papel da autarquia no processo.

“Tínhamos necessidade de ter uma Estação de Tratamento com esta dimensão. Tudo foi bem programado pelas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro que é a responsável e a dona da obra. A autarquia também está ligada ao empreendimento, já que esteve na base da constituição desta empresa multimunicipal, através da assinatura de um protocolo”.

O autarca aproveitou para recordar o trabalho de casa feito no saneamento básico, nos últimos tempos. “ O núcleo urbano da zona de Murça e arredores estão totalmente cobertos no tratamento de águas residuais e esgotos. Ao longo destes 8 anos, no concelho, fizemos um grande investimento no abastecimento de água e saneamento básico. Temos uma taxa de cobertura de quase 100 por cento ao nível das freguesias, faltam apenas uma ou duas aldeias.

A tarde de domingo ficou ainda marcada pela inauguração do Largo de Noura. “Era um compromisso que tínhamos assumido com as pessoas de Noura, sendo que era imperativo requalificar o espaço”, disse o edil.

O Largo está agora totalmente remodelado com novo empedramento, um cruzeiro, uma pérgola, e ainda vai ser incluído um elemento simbólico ao azeite. A requalificação representou um investimento a rondar os 130 mil euros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS