Sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Eurocidade Chaves Verín eleita como centro regional Comité das Regiões Europeu

Instituição integra rede de regiões que avalia políticas da União Europeia.

-PUB-

A Eurocidade Chaves-Verín foi eleita como centro regional para o Comité das Regiões Europeu, que avalia a implementação das políticas da União Europeia (UE), recolhe dados e promove melhorias na legislação, anunciou hoje aquela instituição.

Em comunicado, o organismo que junta a cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, e Verín, na Galiza, Espanha, explica que se torna “a primeira eurocidade a fazer parte desta rede de centros, com objetivo de recolha de dados para promover melhorias na legislação da União Europeia”.

“A partir desta rede, foram avaliadas questões de interesse comum, como a saúde transfronteiriça, as ajudas regionais ou o futuro da Política Agrícola Comum”, explica.

O anúncio da entrada da Eurocidade Chaves-Verín nesta rede foi comunicado através de carta pelo presidente do Comité das Regiões Europeu, Apostolos Tzitzikostas.

A Eurocidade, que pertence aos Agrupamentos Europeus de Cooperação Transfronteiriça (AECT), destaca que a integração nesta Rede de Centros Regionais (RegHub) coordenada pelo Comité Europeu das Regiões e que avalia as políticas da UE “é um passo importante”.

“O importante trabalho desta rede foi motivo para que a Comissão Europeia a incluísse na avaliação normativa ‘Fit for Future’, o que permitirá que os dados recolhidos por esta Eurocidade sejam tidos em conta na elaboração dos novos regulamentos europeus”, salienta ainda.

A Eurocidade Chaves-Verín irá, a partir de janeiro, reunir-se virtualmente com “os novos membros desta RegiHub e iniciará os trabalhos em estreita colaboração com o Comité Europeu das Regiões”.

Juntamente com a Eurocidade Chaves-Verín, esta lista é composta pela Comunidade de Madrid, Comunidade Valenciana e a região do Alentejo, entre outros grandes territórios europeus, acrescenta a nota.

Atualmente, e desde 2008, as localidades de Chaves e Verín, separadas por 28 quilómetros, formam uma Eurocidade, um projeto de cooperação transfronteiriço que envolve a partilha de um cartão de cidadão que dá acesso a piscinas, bibliotecas, eventos, formações ou concursos, bem uma agenda cultural e mais recentemente transportes.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.