Quarta-feira, 4 de Agosto de 2021

Eurocidade Chaves-Verín no 30º aniversário do INTERREG

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial vai representar o Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 nos 30 anos da iniciativa INTERREG.

-PUB-

Através do projeto 0212_EUROCIDADE_2020_1_E, a Eurocidade Chaves-Verín vai representar o Programa Interreg Espanha-Portugal na exposição e na publicação especial para a celebração dos 30 anos do Interreg, uma seleção de 30 projetos do Programa de toda a Europa.

O INTERREG tornou-se o principal instrumento da União Europeia para apoiar a cooperação e criar confiança além-fronteiras. O objetivo é enfrentar desafios comuns e encontrar soluções partilhadas, seja nas áreas da saúde, investigação e educação, desemprego, transporte, energias sustentáveis ou mudanças climáticas, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. É composto por 107 programas no total, sendo o POCTEP um deles. 

O projeto EUROCIDADE 2020, aprovado em 2016, possui um orçamento de 1.775.405,15 € e foi prorrogado até 31 de dezembro de 2020. O projeto concentra-se nas seguintes ações: o reforço da cooperação institucional entre Chaves e Verín, apoiando os atores locais por meio de microiniciativas de cooperação entre os dois países; apoio às empresas e PME’s do território na promoção e comercialização de serviços turísticos; o lançamento do serviço de Transporte Urbano Transfronteiriço (TUT) que conecta os dois bairros da Eurocidade nos dias de feiras e principais eventos; a definição do Plano Estratégico urbano e integrado que permita definir as ações a serem desenvolvidas no território nos próximos 10 anos, entre outros. 

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, ganhou o prestigiado prémio Regio Star da Comissão Europeia, em 2015 e visa promover a cooperação territorial entre os seus membros, a fim de contribuir para o desenvolvimento e reforçar a coesão económica e social dos respetivos territórios em diferentes áreas de ação específicas que se estendem, entre outras, a áreas como a cultura, desporto, educação, entretenimento, ordenamento do território, património, proteção civil, saúde, turismo, gestão e proteção conjuntas do rio Tâmega, meio ambiente e recursos naturais. As atividades são cofinanciadas pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 com os fundos europeus de desenvolvimento regional (FEDER).

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.