Natural da freguesia de Ventozelo, no concelho de Mogadouro, fez os estudos teológicos nos Seminários de Vinhais e de Bragança.
Ordenado presbítero em 29 de junho de 1944, por D. Abílio Vaz das Neves, foi Pároco de Avelanoso, Vale de Frades e Angueira, no concelho de Vimioso.
Paroquiou em S. Martinho, Cicouro e Especiosa, no concelho de Miranda do Douro. Em Mogadouro foi pároco em Vila de Ala com as anexas Santiago e Paçó, em Variz com a anexa de Vilariça.
Em 2017, por ocasião do seu centenário natalício, D. José Cordeiro, D. Montes Moreira e cerca de duas dezenas de sacerdotes associaram-se numa homenagem que teve lugar na Catedral, em Bragança. «A sua lucidez é um testemunho luzeiro», salientava D. José Cordeiro.
Jubilado, residia na Fundação Betânia, em Bragança, e foi graças a ele que se começou o Instituto Diocesano do Clero (IDC). «Ele é que foi a fonte inspiradora para este modelo que queremos do IDC e da casa sacerdotal”, revelava o Prelado, na altura, em declarações ao jornal diocesano.