Segundo o mesmo responsável as únicas certezas são as saídas de Vinícius Santos, que vai alinhar pelo Belenenses na próxima época, e de Filipe Simas, não havendo quaisquer outras confirmações, nem sequer quanto ao treinador que vai liderar a equipa.
Tendo em conta a conjuntura económica que obriga mesmo os habituais patrocinadores a conter-se nos apoios à AAUTAD/Realfut, restam os subsídios da autarquia e a academia, “que não são suficientes”. “Sei que há boa vontade por parte da Câmara, mas para nós não é suficiente”, explicou dirigente associativo, lembrando que o clube não pode contar com outras receitas, como bilheteira, já que não possui “uma massa de adeptos significativa”, como acontece com outras equipas da primeira divisão.
Ainda com a próxima época por definir, Henrique Monteiro explica que o clube vai esperar mais uma semana para tomar as decisões, sendo certo apenas que “sem apoios financeiros não poderão apresentar um plantel competitivo” que permita ao clube lutar pela manutenção na primeira divisão.
“Há dois anos estivemos na primeira, sabemos o que custa e não queremos andar no sobe e desce”, explicou.
Com o estágio e a pré-época ‘à porta’ a AAUTAD não pode esperar muito mais tempo para decidir sobre a próxima temporada, tendo em conta que já está mesmo marcado o arranque do campeonato para o dia 12 de Setembro.
Apesar de nunca ter conseguido cumprir o objectivo da manutenção, esta não será a primeira vez que a equipa vila-realense ascende à primeira divisão, no entanto é de realçar que, na próxima época desportiva, a AAUTAD vai encontrar-se no escalão máximo do Futsal português, com mais duas equipas transmontanas, nomeadamente o Grupo Desportivo de Boticas, que conseguiu ascender também este ano, e o Atlético de Mogadouro.
Benfica, Fundação J.A, Belenenses, A.R. Freixieiro, Sporting, F.C. Alpendorada , A.D. Fundão, Inst. D. João V, Modicus – Sandim, S.L. Olivais e Vila Verde, são as outras equipas vão fazer o espectáculo do Futsal em 2009/2010.
De recordar que a AAUTAD terminou a última época, com 69 pontos, no primeiro lugar da tabela classificativa, posição que ocupou durante todo o campeonato.