Este fim de semana, as famílias poderão recuar aos tempos de outrora e desfrutar de um Pic-Nic em família, como se fazia antigamente, tendo um manto verde a seus pés e muita animação em redor, com a realização da 11ª edição do Pic-Nic da Família.
Este ano, a grande novidade são os 25 stands com produtos da região e iguarias tradicionais, promovendo, assim, o que de melhor se faz no concelho vila-realense e na sua periferia. Também o artesanato não será esquecido, havendo algumas mostras de obras de arte, feitas de forma manual, referentes à cultura transmontana.
Com abertura às 14h00 de sábado, “na feira teremos vendedores de vários setores, especialmente ligados à agricultura. Entre azeite, vinho e mel, os visitantes poderão encontrar uma vasta panóplia de artigos, que certamente os irá encantar”, anunciou João Almeida.
Para os mais novos, as atividades lúdicas também são variadas e de grande diversão, passando por um escorrega de espuma, palhaços, insufláveis e, para os mais aventureiros, o rappel e os cavalos farão descarregar muita adrenalina, que os fará recordar mais um evento em família.
Para a boa disposição, estarão presentes três grupos locais, um de bombos, que dará a abertura da festa, outro de rancho folclórico e um grupo de cantares.
No domingo, realizar-se-á o XI Pic-Nic Famílias, com a presença do programa “Somos Portugal”, com transmissão em direto pela TVI, apresentados por Isabel Figueira, Santiago Lagoá e Flávio Furtado.
Em pleno Parque Corgo, “o espaço não podia ser melhor. É, de facto, único”, descreveu Justino Silva, esperando a presença de uma bela moldura humana, que tem caracterizado este evento há mais de uma década.
Mas para que os dois dias de festa sejam vividos em plenitude, e porque “o objetivo é promover o convívio familiar e até entre as várias famílias, com boa disposição”, Justino Silva aconselha que “venham desfrutar, deixem os telemóveis em casa e tragam apenas uma cesta de merenda, muita alegria e que façam parte desta grande festa”.
Devido às elevadas temperaturas que se podem vir a sentir, estes dois responsáveis apelam a que as os visitantes, especialmente crianças, se façam acompanhar de um chapéu e protetor solar, garantindo que haverá muita água à disposição das pessoas.
Também a todos os parceiros e patrocinadores, estes deixam “um muito obrigado”, com especial destaque para “a Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, militares, as duas corporações de bombeiros da cidade e as escolas de Vila Real”.
Declarações dos presidentes de junta
“É de realçar o dinamismo que traz à cidade”
Carlos Santos, Adoufe/Vilarinho de Samardã
“Estas iniciativas são muito importantes para a vida social. Fui convidado e vou-me juntar com todo o gosto”
Jorge Alves, Andrães
“Queremos promover-nos como a Horta da Cidade. Assim dinamizamos as freguesias, juntamos as pessoas e promovemo-nos, tal como Vila Real”
Ivo Moreira, Arroios
“Nos dias de hoje, em que cada um está mais focado em si próprio, é importante juntar as famílias e realizar estes grandes eventos, promovendo o convívio e a animação”
José Sousa, Borbela/Lamas de Olo
“É positiva esta parceria para divulgarmos a freguesia, o concelho e promovermos a união entre as várias famílias”
Francisco Nogueira, Constantim/Vale de Nogueiras
“É bom que se continue a realizar o Pic-Nic, porque promove a união entre as pessoas e agita a própria cidade”
Manuel Pombal, Nogueira/Ermida
“É um encontro de grande relevância para Vila Real e um convívio muito agradável. Da minha família vamos entre 15 a 20 pessoas e o Parque Corgo é o sítio ideal”
Manuel Libório, Folhadela
“Vamos juntar o convívio a um espaço muito bonito. Tem tudo para ser mais um sucesso”
Francisco Coutinho, São Tomé do Castelo/Justes
“A nossa freguesia é amiga das famílias, por isso marcaremos presença, envolvendo também a comunidade escolar”
Hélder Afonso, Mouçós/Lamares
“Hoje fala-se tanto de ambiente e saúde que este encontro promove as duas vertentes e ainda visa o convívio entre as pessoas, aproximando-as e combatendo o isolamento”,
José Gomes, Lordelo
“É uma boa forma de divulgar e promover o concelho, bem como juntar as famílias e as várias gerações, como acontecia antigamente”
Artur Carvalho, Mateus
“É um evento que proporciona às famílias passarem um dia diferente, onde a animação, o experimentar e o partilhar de novas vivências são pontos fortes. É com satisfação que nos juntamos”
Francisco Rocha, Vila Real
“É uma mais-valia para o concelho, para a cidade e para a freguesia. Promove-se o contacto com a natureza e juntamos as pessoas em torno de um convívio. Sem dúvida, é um dia muito importante”
Adília Clemente, Pena/Quintã
“Já conhecia o Pic-Nic e colaboramos porque achamos que é muito importante para o concelho e para as pessoas”.
José Costa, Torgueda