Numa nota enviada às redações, Federação afirma que a intervenção “demonstra, de forma inequívoca, a elevada capacidade operacional dos Corpos de Bombeiros do distrito de Vila Real”, bem como o seu espírito de “compromisso, a capacidade de mobilização e a solidariedade”.
Na mesma nota, Hernâni Carvalho, presidente da Federação, estende o reconhecimento “a os Bombeiros de Portugal que participam nesta grande operação”, cuja atuação é considerada “notável e dignificadora” da missão dos Bombeiros Portugueses. A Federação sublinha ainda o papel “absolutamente nuclear dos Corpos de Bombeiros Voluntários” enquanto principal garante do socorro e do apoio às populações.
A nota de agradecimento inclui também “todos os agentes de Proteção Civil, as diversas entidades envolvidas e os milhares de cidadãos que, com verdadeiro espírito de missão, têm trabalhado de forma árdua no apoio às operações”.
A Federação deixa, ainda, uma palavra de solidariedade às comunidades afetadas por este flagelo, em particular às famílias e amigos das vítimas mortais, reafirmando que “não estão sós” e que os Bombeiros Portugueses “tudo farão para prestar o apoio necessário”.
Por fim, uma palavra de “gratidão às Associações Humanitárias e às entidades com especial dever de cooperação que, mais uma vez, disponibilizaram sem hesitação os seus meios ao serviço das populações mais necessitadas”.
“Obrigado Bombeiros de Vila Real. Honra e Glória aos Bombeiros de Portugal”, conclui a Federação.





