São 9 dias de festa em Macedo de Cavaleiros, em honra do padroeiro São Pedro. O certame das atividades económicas de maior projeção na região, ganha, em 2015, contornos de festas da cidade, com animação e festejos que se estenderão às ruas e praças de Macedo de Cavaleiros.
As festas, organizadas por uma comissão constituída em abril, composta por 9 membros representantes da Câmara Municipal, Associação de Freguesias da Cidade, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISMC), Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro e Agrupamento 602 do CNE, vão alargar-se “muito para além da área do Parque Municipal de Exposições, procurando um maior envolvimento da comunidade e também uma maior rentabilidade para o tecido comercial”, defende o Presidente da Câmara Municipal, simultaneamente presidente da comissão organizadora, Duarte Moreno.
A estratégia é a de proporcionar um programa de atividades de animação no centro da cidade, antes e depois dos concertos principais, valorizando associações, artistas e dj’s locais, originando um ambiente de festa e envolvência de Macedenses e visitantes. “Apostámos num modelo de organização, cuja principal preocupação é a de, também, trazer gente para as ruas, não as restringindo ao parque. Envolvemos as associações, artistas locais e dj´s, que não entram no cartaz principal, abraçando todas as faixas etárias, num ambiente de grandes festas e diversão para todos”, garante o autarca.
O Parque Municipal de Exposições mantém a sua componente económica, com a 32ª Feira Empresarial de São Pedro, organizada pela ACISMC, e a realização, diariamente, dos espetáculos principais. No dia 5 de julho, vai acolher a realização do programa dos domingos à tarde da TVI, “Somos Portugal”.
No Parque Municipal de Exposições há vários concertos programados, em que destacamos, a 27 junho, Xutos & Pontapés que sobem ao palco para um espectáculo muito aguardado pelo público. No dia seguinte, é a vez dos GNR mostrarem os seus mais recentes êxitos, sem esquecer os clássicos da banda do Porto. Os artistas da região também têm lugar nesta festa da música, na terça-feira, dia 30. O dia 1 de julho é dedicado à Festa da Música Portuguesa, com a participação de Augusto Canário, Manuel Campos, Rebeca, Saúl, Vítor Rodrigues, Vanessa Martins. No dia 2 sobe ao palco a grande revelação do ano, os D.A.M.A. Dia 3 é a vez de atuar a Quinta do Bill. As festividades musicais encerram com a atuação de Paulo Gonzo.