“A Feira de São Pedro é um certame agroindustrial e comercial, que acolhe e apresenta os agentes económicos de toda a região, e que todos os anos recebe vários empresários e milhares de visitantes de todas as zonas do país”, lê-se na página do município.
A 1ª edição aconteceu em 1983, sendo que a sua história remonta à primeira metade do século XX, enquanto herdeira da antiga Feira dos Segadores.
Em 1989, com o aparecimento da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros, o certame ganha outra dinâmica e afirma-se como um evento de promoção não só dos produtos endógenos do concelho, mas também do setor empresarial.
O certame foi-se consolidando ao longo dos anos e tornou-se um dos maiores palcos da região para vários artistas de renome nacional, dando também oportunidade aos artistas locais para se mostrarem.
Este ano, a feira chega à 39ª edição com um programa pensado para todas as idades e com o regresso ao formato de oito dias que, além de festa e animação, se traduzem, também, em mais oportunidades de negócio.
A edição deste ano, que se realiza entre 29 de junho e 6 de julho, conta com atuações de Bárbara Tinoco, Miguel Araújo, Dillaz, Phoenix, José Malhoa e muitos outros, além de cerca de 200 expositores, de várias áreas.
E por se tratar de uma feira voltada para o setor empresarial, a grande novidade deste ano é a primeira edição da “São Pedro AgroSummit”, que pretende debater as dificuldades, desafios e oportunidades das várias fileiras do concelho, como o vinho, o mel e o azeite, sem esquecer o turismo e o empreendedorismo.