Sábado, 19 de Junho de 2021

Feira do Porco esgotou 40 toneladas de fumeiro

O secretário de Estado da Mobilidade esteve em Boticas, onde referiu que o Governo está a preparar o Programa Nacional de Investimentos, onde poderá vir a ser incluída uma ligação rodoviária entre a A24 e o concelho barrosão.

-PUB-

Apesar do tempo frio e seco que se tem sentido na região transmontana, o sol levou milhares de pessoas até Boticas para provar a gastronomia barrosã e comprar iguarias únicas, feitas à base de carne de porco.

Presente no certame desde a primeira edição, Rosa Correia, que veio de Salto, no concelho vizinho de Montalegre, refere que esta altura é tempo de muito trabalho, para dar resposta à procura enorme que tem, sobretudo nas feiras. “Vende-se muito bem, mais tivesse, mais vendia, sobretudo as alheiras, que são feitas com galinhas caseiras”, conta à VTM, acrescentando que o segredo para o saber único dos enchidos está na matéria-prima. “Os animais são criados por nós e só comem centeio, milho, batata, legumes, nada de rações”.

Todos os anos, esta produtora de fumeiro cria 15 porcos que depois vende nas diversas feiras que há na região e também na sua casa. Funciona ainda como complemento ao rendimento de muitas famílias barrosãs. “Sou doméstica, mas tenho uma cozinha regional onde produzo os enchidos e todos os derivados do porco”. 

O tempo frio e seco de inverno tem

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.