Surgida no extremo Oriente, a alquimia chegou à Península Ibérica na Idade Média e estando situada em Torre de Moncorvo a maior jazida de ferro da Europa, a organização achou por bem que nesta edição o destaque fosse a alquimia do ferro.
Na Praça Francisco Meireles não faltarão alquimistas e recriações de todo o processo de transmutação do ferro, assim como ferreiros e a representação do dia a dia das ferrarias.
Outra das novidades desta edição é o alargamento do espaço de realização da feira ao Largo Vasco da Gama, passando a contar com 10 espaços de animação. O Rei D. Dinis mantem-se a figura central da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, uma vez que sempre incentivou o crescimento da vila, através da atribuição de foral em 12 abril de 1285, mandando-lhe construir cerca, concedendo-lhe carta de feira e decidindo a seu favor em várias disputas com concelhos vizinhos.
Não faltará o já habitual mercado medieval constituído por mais de 70 mercadores, artesãos, místicos e tabernas, locais de repasto, onde os visitantes podem provar os sabores da época. Haverá também acampamentos militares, de vivência militar e um acampamento mouro. Destinado aos mais novos destaca-se o campo de pequenos guerreiros, o carrossel medieval, os passeios de cavalgaduras pelas ruas do burgo e a fazenda dos animais.
Variadas recriações históricas, músicas interpretadas, danças e animação de rua animarão os vários espaços da feira. Muitas outras encenações estarão ao dispor de quem nos visita como o cortejo do Rei e sua Corte, pelourinho, batismo real, cortejo de Santa Bárbara, pracear das aves, espetáculos equestres. Muitas são as experiências reservadas, que só podem ser vividas na Feira Medieval de Torre de Moncorvo