Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Férias da Páscoa para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

A Cáritas Diocesana de Vila Real, através do projeto CLDS_3G, realizou, na semana de 15 a 18 de abril, um conjunto de atividades “CLDS 3G anima as tuas Férias da Páscoa”, no âmbito do Eixo 2 “Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil”, ação nº 11 “Cidadania Júnior” e ação nº 12 “Espaço Júnior Itinerante”

-PUB-

Foi uma semana de conhecimento, aventura e diversão. Iniciaram as atividades com a visita às instalações da empresa Sabor do Norte. Filipe Silva, proprietário desta empresa, proporcionou uma visita guiada a toda a fábrica de produção de enchidos, mostrando todo o processo de produção e embalamento do fumeiro tradicional da nossa região.

No segundo dia, foi realizada uma atividade ao ar livre, na Cavalariça das Bouças. António Carvalho, responsável por este centro hípico, proporcionou aos nossos jovens momentos de aprendizagem e contacto com o cavalo. Todo o processo de preparação foi demostrado, desde a limpeza de cascos à escovagem do pêlo. Posteriormente tiveram a oportunidade de montar o cavalo e realizar exercícios posturais.

No terceiro dia, estes jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Sharkcoders, uma escola de programação, jogos e robótica. Andreas Vilela, fundador desta empresa, permitiu dar a conhecer esta escola que através de uma metodologia de ensino exclusiva, inovadora e lúdica, prepara os jovens para o futuro, ensinando-os a desenvolverem os seus próprios programas, jogos, aplicações móveis e robôs.

No último dia, “criámos laços com a Casa do Brincar”, um espaço dinamizado por Joana Gomes, onde é promovido o brincar livre. “Criaram um espaço seguro para se assumirem liberdades criativas”, numa manhã divertida, onde “cada um dos nossos jovens teve a oportunidade de tentar, sem medo de falhar, criar as suas próprias brincadeiras e estimularam a sua criatividade”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS