Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Festa Castreja está de regresso a Carvalhelhos

No próximo fim de semana, Carvalhelhos vai recuar 2000 anos e vestir-se a rigor para receber a Festa Castreja, iniciativa que pretende recriar a união entre castrejos e romanos, povos que estiveram na origem desta região.

-PUB-

Será um fim de semana de homenagem às raízes e antepassados do concelho de Boticas, através de um vasto programa cultural.

As recriações históricas (oficinas temáticas, espetáculos de teatro e malabarismo, danças e cantares tradicionais) e o mercado de produtos regionais são algumas das atividades que irão animar todos aqueles que rumarem até Carvalhelhos nestes dias, podendo ainda saborear a excelente gastronomia local.

Do programa, há ainda a destacar um manjar “Decretum”, durante os dois dias, ao qual aderiram vários restaurantes. Haverá os repastos do guerreiro, para retemperar forças com vista às atividades que se prolongam pela tarde, como as artes de guerra “Os treinos Militares”, as demonstrações de Jogo do Pau e velho Falcoeiro, com “O voo da águia”. No sábado, às 18h00, pode assistir ao casamento Castrejo, que terá música tradicional “Moussiço X”. Ao anoitecer, haverá espaço cultural com a participação de associações locais. À noite, não pode faltar a animação musical com diversos grupos (“Mata Bixo”, “Malcolm Macmillan” e “Moussiço X”), que se prolongam até às 00h00. 

A celebração entre os dois povos é também mote para a realização de uma caminhada solidária em prol dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

A Festa Castreja é organizada pelo Município de Boticas, Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS