A iniciativa teve início no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade e contou com a participação de mais de três centenas de pessoas, que palmilharam os cerca de 11 quilómetros de distância entre o Boticas Parque e o Castro do Outeiro do Lesenho.
Durante o percurso, os participantes puderam apreciar e desfrutar das belas paisagens e da beleza natural existente nesta região.
Chegados ao destino, foi tempo de assistir ao pôr-do-sol a uma altitude superior a 1000 metros, na companhia do Guerreiro Galaico, um dos ex-líbris do Concelho de Boticas.
O sopé do Castro, antigo povoado fortificado castrejo, foi ainda palco de um jantar tipicamente transmontano, servido a todos os participantes e de muita animação, com vários momentos musicais, espetáculos de fogo, recriação do jogo do pau e preparação da tradicional queimada.
A 5ª edição da Festa do Sol revelou-se um sucesso, não só pelo número de participantes, mas sobretudo pela forma como o património natural e cultural do concelho de Boticas foi divulgado.
Esta iniciativa foi organizada pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), em colaboração com o Projeto Raízes e com o apoio da câmara municipal de Boticas, CEDIEC e Ecomuseu de Barroso.