Durante a noite de 13 de agosto, a já tradicional Sessão de Fados voltou a realizar-se na Igreja Matriz e no Largo do Eirô, num ambiente marcado pela nostalgia que a melodia da viola e o som da guitarra portuguesa conferem.
A maior noite do ano em Peso da Régua ocorreu com a Festa de 14 de Agosto, na parte alta da cidade – o Peso. Celebrando o 33.º aniversário da elevação à categoria de cidade, os reguenses saíram à rua para assistir ao Arraial do Peso e desfrutar de uma das noites mais aguardadas de agosto, onde não faltaram os típicos bailes populares, que animaram as várias ruas desta zona carregada de história e simbolismo.
A Procissão do Triunfo voltou a afirmar-se como “o momento mais alto das Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro”, com milhares de pessoas a marcarem presença, no dia 15 de agosto, num dos maiores altares do Douro, manifestando a sua fé. Durante a procissão, destacaram-se igualmente por valores de respeito e devoção, a homenagem anual, prestada pelos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua a Nossa Senhora do Socorro, em agradecimento pela proteção dada aos homens e mulheres que integram esta corporação, assim como o tributo prestado pelos comandantes das embarcações atracadas no Cais do Peso da Régua, numa evocação histórica da fé dedicada pelos marinheiros.
Com o rio Douro como palco principal, as margens e as ruas das zonas envolventes do Cais do Peso da Régua foram os locais privilegiados para assistir a um dos “mais belos espetáculos piromusicais do norte” de Portugal, o Arraial do Rio, onde a cor do fogo de artifício brilhou, na noite do dia 15 de agosto, sobre um rio ao luar, e perante uma plateia suspensa até ao último segundo, apreciando a excelência deste espetáculo.
O culminar das Festas do Douro deu-se com o regresso de Nossa Senhora de Socorro à Igreja Matriz, no dia 16 de agosto, traduzindo-se num dos momentos mais célebres, saudosos e de maior emoção desta tradição religiosa.