Sábado, 18 de Janeiro de 2025
No menu items!

Festas de Nª Sra. do Socorro reuniram milhares de pessoas

A realização do 3.º Encontro de Bombos do Douro, o XII Festival da Francesinha, o Douro Rock e a Perícia Nossa Senhora do Socorro, deram o mote para os dias de maior tradição e religiosidade desta herança cultural antiga, que marca a atividade do município, ao longo do mês de agosto.

-PUB-

Durante a noite de 13 de agosto, a já tradicional Sessão de Fados voltou a realizar-se na Igreja Matriz e no Largo do Eirô, num ambiente marcado pela nostalgia que a melodia da viola e o som da guitarra portuguesa conferem.

A maior noite do ano em Peso da Régua ocorreu com a Festa de 14 de Agosto, na parte alta da cidade – o Peso. Celebrando o 33.º aniversário da elevação à categoria de cidade, os reguenses saíram à rua para assistir ao Arraial do Peso e desfrutar de uma das noites mais aguardadas de agosto, onde não faltaram os típicos bailes populares, que animaram as várias ruas desta zona carregada de história e simbolismo.

A Procissão do Triunfo voltou a afirmar-se como “o momento mais alto das Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro”, com milhares de pessoas a marcarem presença, no dia 15 de agosto, num dos maiores altares do Douro, manifestando a sua fé. Durante a procissão, destacaram-se igualmente por valores de respeito e devoção, a homenagem anual, prestada pelos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua a Nossa Senhora do Socorro, em agradecimento pela proteção dada aos homens e mulheres que integram esta corporação, assim como o tributo prestado pelos comandantes das embarcações atracadas no Cais do Peso da Régua, numa evocação histórica da fé dedicada pelos marinheiros.

Com o rio Douro como palco principal, as margens e as ruas das zonas envolventes do Cais do Peso da Régua foram os locais privilegiados para assistir a um dos “mais belos espetáculos piromusicais do norte” de Portugal, o Arraial do Rio, onde a cor do fogo de artifício brilhou, na noite do dia 15 de agosto, sobre um rio ao luar, e perante uma plateia suspensa até ao último segundo, apreciando a excelência deste espetáculo.

O culminar das Festas do Douro deu-se com o regresso de Nossa Senhora de Socorro à Igreja Matriz, no dia 16 de agosto, traduzindo-se num dos momentos mais célebres, saudosos e de maior emoção desta tradição religiosa.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS