A animação recriará o ambiente típico do início do século numa aldeia duriense e a organização promete a presença permanente nas suas ruas de personagens como aguadeiras, vendedores típicos, pregoeiros e ciganas. Durante os dois dias de festa haverá para todos que queiram participar jogos populares e demonstrações de artes circenses.
Nos dois dias, em Barcos, Tabuaço acontece o Festival do Imaginário. O destaque vai para a animação histórica com recriação de rua. Simultaneamente em Provezende, Sabrosa, realiza-se a Feira Franca de Vinhos e Produtos Regionais, temáticas escolhidas para evidenciar a singularidade de cada aldeia. Terminada a época das vindimas, a proposta passa por reafirmar em Provesende um mercado de vinhos e de produtos tradicionais durienses, encerrando a estação do Outono na região e incluindo a já tradicional missa de acção de graças ao Senhor Jesus de Santa Marinha. Com uma situação geográfica privilegiada, no coração do enoturismo da Região do Douro, a temática do vinho assume um papel central neste mercado de produtos tradicionais.
0 Festival de Aldeias Vinhateiras, evento da responsabilidade da Turismo do Douro, integrado no Programa de Promoção e Animação Turística do Douro e inserido no Projecto Aldeias Vinhateiras, pretende reforçar a marca “Aldeias Vinhateiras do Douro” no panorama nacional, regional e local.