O FLiD, organizado pelo Espaço Miguel Torga, com programação de Francisco Guedes, e que se assume como o maior e mais importante festival literário da região, conta com a presença confirmada de vários escritores. Ao ter também um caráter internacional com a abordagem do tema da literatura de viagem, está confirmada a presença do escritor Pablo Azócar, do Chile, um dos países tocados pela 1.ª viagem de circum-navegação protagonizada pelo navegador Fernão de Magalhães, contribuindo desta forma para o programa municipal das comemorações do V Centenário da Volta ao Mundo.
Alice Brito, Álvaro Laborinho Lúcio, António Ferreira, Amélia Muge, Clara Rocha, Cristina Carvalho, Dulce Garcia, Fernando Freire de Sousa, Filipe Homem Fonseca, Filipa Melo, Graça Morais, Hugo Mezena, Inês Fonseca Santos, Jaime Rocha, João Morales, João Rios, José Riço Direitinho, Luís Caetano, Manuel Valente, Maria Manuel Viana e Sandro William Junqueira, constituem o leque de escritores do FLiD deste ano, e que proporcionarão três dias repletos de literatura.
A sessão de abertura está agendada para o dia 2, pelas 18h30, no Espaço Miguel Torga, com a presença do presidente do município, Domingos Carvas, e do presidente da CCDR-N, Freire de Sousa.
O programa contemplará ainda, para além das várias mesas de debate, subordinadas a vários temas relacionados com a literatura e a escrita, a inauguração da exposição “Terra Mãe”, de Graça Morais, a palestra “A Criação do Mundo”, por Clara Rocha, e ainda o concerto “Novas Canções da Montanha – concerto para uma nova viagem ao Reino Maravilhoso”, que encerrará o festival no dia 4, pelas 19h00.
Para esta edição está previsto um reforço do envolvimento e da participação do público escolar, através do projeto do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Sabrosa, Reeducar+, procurando-se uma maior participação da comunidade escolar no programa do festival.
O festival é organizado pelo Espaço Miguel Torga/Município de Sabrosa e tem entrada livre.