Sábado, 14 de Dezembro de 2024
No menu items!

Filme “1965” retrata os últimos anos da Panreal e faz homenagem a Nadir

O documentário “1965 – Panreal um edifício de Nadir Afonso”, de José Paulo Santos, leva o espectador a conhecer os últimos três anos de luta para manter o imóvel com o traço do arquiteto Nadir Afonso.

-PUB-

Uma luta que acabou por ser vencida e a panificadora foi demolida em fevereiro para dar lugar a um supermercado.

Em declarações à VTM, o cineasta, de 41 anos, revela que “1965” é uma “homenagem que faço à Panreal e ao arquiteto e artista plástico”, neste ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

“Comecei a fazer este filme quando foi a primeira demolição clandestina da Panreal. Achei que era a altura de começar a atuar, fui-me interessando cada vez mais pelo edifício, fui acompanhando os vários movimentos de defesa e cada vez fui gostando mais do edifício”.

José Paulo Santos recordou os tempos de infância, quando o avô tinha um minimercado ao lado da panificadora.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS