Ciente dos problemas que as obras causaram aos moradores e automobilistas, Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, recordou as críticas que o executivo recebeu no decorrer dos trabalhos, no entanto, agora, com a finalização da requalificação daquela zona, realça que “é um motivo de orgulho” ver o resultado final, que mudou completamente aquela artéria da cidade. “Era uma parte da cidade que estava degradada, tinha muitas dificuldades ao nível do acesso, colocava em causa a segurança dos condutores e dos peões, mas está hoje bem requalificada”.
O autarca lembrou que à semelhança do que aconteceu em Montezelos, há várias intervenções que estão previstas e que vão incomodar, mas são necessárias para dar melhores condições de vida aos vila-realenses. “As obras incomodam, chateiam, mas sem obras não é possível fazer as intervenções e melhorar os espaços”, sublinha, acrescentando que o investimento foi de 900 mil euros.
Já na quinta do Espadanal, que fica ao lado desta intervenção, o investimento foi de 450 mil euros. “São verbas muito consideráveis, sem apoio de fundos comunitários”, frisou.
Já Adriano Sousa, vereador do urbanismo e mobilidade, revelou que o principal objetivo foi disciplinar o trânsito naquela zona, dar melhores condições aos moradores, ao nível das infraestruturas pedonais, assim como a requalificação do ponto de vista paisagístico, com a “plantação de várias árvores e a criação de novos espaços verdes”.
Sobre os maus cheiros que os moradores se queixam na quinta do Espadanal, a autarquia diz “não ter conhecimento desta situação”.
200 MIL EUROS PARA LIGAÇÃO A BORBELA
Depois desta obra, fica a faltar a requalificação do troço a seguir ao viaduto até ao cruzamento de Bordela, mas o autarca adiantou que está a decorrer o processo que “levará ao encaminhamento das águas pluviais e à pavimentação daquele troço”. Por enquanto está fora do orçamento o alargamento da via, que levaria a custos “incomportáveis” neste momento para o município, com a expropriação de terrenos privados. Mas, “vamos investir mais 200 mil euros para repavimentar a via e arranjar aquela parte de ligação a Borbela”.