Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Fim das obras de Montezelos acaba com “calvário” dos automobilistas

As obras de requalificação da zona de Montezelos estão concluídas, dando melhores condições aos moradores e aos automobilistas, que durante cerca de um ano viveram um “calvário” para chegar à cidade, numa das entradas mais movimentadas para entrar em Vila Real.

-PUB-

Ciente dos problemas que as obras causaram aos moradores e automobilistas, Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, recordou as críticas que o executivo recebeu no decorrer dos trabalhos, no entanto, agora, com a finalização da requalificação daquela zona, realça que “é um motivo de orgulho” ver o resultado final, que mudou completamente aquela artéria da cidade. “Era uma parte da cidade que estava degradada, tinha muitas dificuldades ao nível do acesso, colocava em causa a segurança dos condutores e dos peões, mas está hoje bem requalificada”.

O autarca lembrou que à semelhança do que aconteceu em Montezelos, há várias intervenções que estão previstas e que vão incomodar, mas são necessárias para dar melhores condições de vida aos vila-realenses. “As obras incomodam, chateiam, mas sem obras não é possível fazer as intervenções e melhorar os espaços”, sublinha, acrescentando que o investimento foi de 900 mil euros.

Já na quinta do Espadanal, que fica ao lado desta intervenção, o investimento foi de 450 mil euros. “São verbas muito consideráveis, sem apoio de fundos comunitários”, frisou.

Já Adriano Sousa, vereador do urbanismo e mobilidade, revelou que o principal objetivo foi disciplinar o trânsito naquela zona, dar melhores condições aos moradores, ao nível das infraestruturas pedonais, assim como a requalificação do ponto de vista paisagístico, com a “plantação de várias árvores e a criação de novos espaços verdes”.     

Sobre os maus cheiros que os moradores se queixam na quinta do Espadanal, a autarquia diz “não ter conhecimento desta situação”.

200 MIL EUROS PARA LIGAÇÃO A BORBELA

Depois desta obra, fica a faltar a requalificação do troço a seguir ao viaduto até ao cruzamento de Bordela, mas o autarca adiantou que está a decorrer o processo que “levará ao encaminhamento das águas pluviais e à pavimentação daquele troço”. Por enquanto está fora do orçamento o alargamento da via, que levaria a custos “incomportáveis” neste momento para o município, com a expropriação de terrenos privados. Mas, “vamos investir mais 200 mil euros para repavimentar a via e arranjar aquela parte de ligação a Borbela”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS