O Bacalhau Frito e a Massa à Lavrador e as Filhoses da Vindima voltam a ocupar o lugar principal nos restaurantes aderentes. O Douro traz-nos à memória a época das vindimas e as suas refeições à lavrador bastante enérgicas por sinal. É o caso do rancho, da sopa de feijão, do bacalhau frito com broa logo ao pequeno-almoço. Um pouco mais acima em Favaios, aliado ao famoso moscatel, o tão apetecível pão de trigo de quatro cantos confecionado ainda em fornos a lenha e também a excelente bola de carne.
Sempre em sintonia com uma reserva de vinho tinto para acompanhar um saboroso cabrito assado no forno, uma feijoada à transmontana, umas batatas de sarrabulho e a imensa riqueza dos enchidos, como alheiras, chouriços e salpicões. Apreciar um Porto velho seria praticamente impensável sem o acompanhamento de um doce caseiro. O pão-de-ló de água, o bolo de amêndoa, as cavacas de Santa Eugénia, as amêndoas cobertas ou o bolo borrachão, são sempre excelentes opções.
Esta iniciativa, que acontece de 18 a 20 de setembro, prevê ofertas e descontos, nomeadamente entrada gratuita no Núcleo Museológico do Pão e do Vinho, em Favaios, e 20% de desconto nas noites de sexta e sábado nos alojamentos aderentes.