Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
No menu items!

Fundação Make-A-Wish procura voluntários em Vila Real

O núcleo é um dos mais recentes da Fundação, que quer criar uma rede de voluntários em todo o território nacional. Mais de 550 desejos já foram realizados em Portugal mas mais de 100 crianças ainda aguardam que os seus pedidos se concretizem

-PUB-

“Realizar os desejos de crianças e jovens que sofrem de doenças que colocam em risco a sua vida” é a missão da Fundação Make-A-Wish, uma organização que já tem um núcleo em Vila Real e que procura agora localmente voluntários que queiram ajudar a realizar sonhos.

Criada em Portugal em 2007, ano em que foi reconhecida pela Make-A-Wish Internacional, a Fundação ganhou o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social em 2009, e desde o final do ano passado “trabalha lado-a-lado com todos os hospitais distritais do país”, de onde recebe a maioria das candidaturas de desejos.

Denominada internacionalmente como Make-A-Wish Foundation (Fundação Realizar um Desejo), a organização “encontra-se fortemente presente nos Estados Unidos e em mais de 38 países” e tem como missão “realizar desejos a crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, degenerativas ou malignas, para lhes levar um momento de alegria e esperança”.

Em Portugal a fundação já conta com uma rede de mais de 230 voluntários e o objetivo é chegar a todo o país, sendo Vila Real, a par com Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Covilhã, um dos núcleos mais recentes. “Um dos nossos principais objetivos de 2014 era conseguir chegar a todas as crianças portuguesas que se enquadrassem nos critérios de elegibilidade da Make-A-Wish e levar-lhes um momento mágico”, defendeu Mariana Carreira, diretora Executiva da Make-A-Wish Portugal, num comunicado onde contabiliza que, a nível nacional, já foram realizados “mais de 550 desejos”, embora “mais de 100 crianças” ainda estejam à espera pela realização do seu pedido.

A Fundação explica que a realização de desejos “apenas é possível graças ao apoio dos voluntários que disponibilizam o seu tempo para conhecer as crianças e operacionalizar o respetivo desejo”. “Um voluntário Make-A-Wish começa por receber uma formação especializada e posteriormente disponibiliza em média dez horas por desejo, que são retribuídas através de uma panóplia de sentimentos, experiências positivas e emoções fortes sentidas no momento de realização de um desejo”, sublinha a Fundação.

Para se tornar voluntário basta aceder ao website da instituição (www.makeawish.pt), preencher a candidatura e enviar por e-mail. Posteriormente o candidato será informado sobre a data da formação, de acordo com a área de residência.

“Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança. Fazer parte da magia é tão simples e pode ter a força de uma vida”, defende a mesma responsável.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS