Os Valentes Transmontanos foram a Vila do Conde à procura da subida à I Liga. Porém, só a vitória permitiria fazer a festa e evitar o ‘play-off’ frente ao Moreirense.
O desfecho final ficou decidido no primeiro minuto da partida com o golo da equipa da casa por Aziz. À mesma hora, o Casa Pia arrancava para uma goleada no Estádio do Mar, casa do Leixões.
Após o avanço no marcador no reduto do Rio Ave, os flavienses assumem o comando do jogo perante um adversário que se fechou na defesa sem disfarçar a ansiedade de ganhar. Aos 15 minutos já se fazia sentir a pressão de um Casa Pia em segundo lugar que já ganhava por 0-3.
Ainda assim, foram muitas as tentativas ofensivas por parte do GD Chaves, ainda que sem grande trabalho para o guardião da casa. Intervalo no Estádio dos Arcos com o marcador a registar 1-0.
Na segunda parte, perante casa cheia, os Valentes Transmontanos prometiam a chegada ao empate ou uma reviravolta. Ia-se notando um progressivo descontrolo emocional à medida que o tempo avançava e a equipa de arbitragem viu-se obrigada a “castigar” jogadores.
Com a pressão do final do jogo e de um resultado decisivo para ambas as equipas, o GD Chaves vê a equipa reduzida com a expulsão, por segundo amarelo, do capitão Luís Rocha. Consequentemente, nos três minutos seguintes, o Rio Ave confirma a vitória no campeonato e subida à I Liga com dois golos de Aderlan Santos.
ADEPTOS
Em Chaves, os adeptos do clube flaviense não esconderam a desilusão face à derrota, mas mantêm a esperança na subida. Kevin Rodrigues acredita que ainda é possível. “Calhou-nos o Moreirense, é uma equipa boa, mas acho que somos capazes de ganhar. Ainda que a tarefa seja complicada, temos de acreditar até ao fim”, frisou.
João Dias espera pela subida “há muito tempo. O facto de não ter ganhado ao Estrela da Amadora complicou as coisas. A partir daí, se ganhasse hoje, era muito mais fácil. Como não ganhou, vamos ver, mas a esperança é a última a morrer. Se subir, volto a fazer-me sócio. É a promessa que deixo”.
O GD Chaves terá de disputar o ‘play-off’ para tentar a subida à I Liga, numa eliminatória a duas mãos, nos dias 21 e 29 de maio, frente ao Moreirense. O primeiro jogo será disputado em Chaves, pelas 20h00, e o segundo em Moreira de Cónegos, pelas 19h30.
O Moreirense tem lugar cativo na I Liga há já oito temporadas consecutivas e quer manter-se no principal escalão do futebol nacional. Já o Desportivo de Chaves procura um regresso após ter descido em 2019.