Os vencedores de várias categorias foram revelados na Gala da Castanha, uma iniciativa organizada pela REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, com apoio de vários parceiros.
O mais votado na categoria Arte e Cultura do prémio Castanha 2024 foi o “Mural Judia”, do promotor AgriFuturo, associação de Carrazedo de Montenegro, Valpaços.
O “JUDIO GIN – Gin de Castanha JUDIA”, do produtor Lino Sampaio, também de Carrazedo de Montenegro, arrecadou o primeiro prémio na categoria Inovação Agroalimentar.
Trás-os-Montes teve ainda mais dois premiados. Foi o caso da Feira da Castanha de Vinhais, que venceu na categoria dos Eventos Promocionais. Já na categoria de Sustentabilidade da Produção foi distinguido o projeto Dictis, tratamento contra o cancro do castanheiro desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança.
Os vencedores dos prémios da Castanha 2024, que “se destinam a reconhecer e premiar as candidaturas que se destacam pela excelência, inovação e boas práticas nas diferentes categorias a concurso”, foram conhecidos no passado sábado (30), na Gala da Castanha. O evento pretendeu celebrar a castanha portuguesa, “um dos tesouros agrícolas mais valiosos de Portugal” e com grande destaque para a economia transmontana, constituindo-se como “um marco na valorização do setor, promovendo inovação, sustentabilidade e tradição”.