Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

GNR colabora na preservação ambiental dos rios do Alto Tâmega

Militares do Núcleo de Protecção Ambiental, NPA, da GNR da GNR de Chaves, estão a colaborar com a Administração Regional Hidrográfica do Norte, ARHN, no sentido da monitorização da qualidade da água dos rios e outras linhas de água da zona do Alto Tâmega.

-PUB-

Tendo como finalidade a despistagem de agressões ambientais, nomeadamente descargas poluentes ou outros efluentes nocivos, estas recolhas de água abrangem onze pontos situados em rios, ribeiras e açudes nos concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços. O NPA da GNR de Chaves tem estado atento também às linhas de água transfronteiriças, nomeadamente na zona de Vila Verde da Raia.

Segundo do NPA, durante o último ano foram efectuadas cerca de 500 recolhas de água que foram enviadas para análise. Rios como o Tâmega, Beça, Torto, Ribeira de Oura, Barragem do Alto de Rabagão e açude de Vila Verde da Raia, fazem parte da rede de monitorização do Alto Tâmega. Durante 2009, apesar de alguma “pressão” e risco ambiental, nos meses de menor pluviosidade, todas as amostras, entregues na ARHN, não revelaram valores que revelassem qualquer foco de poluição fluvial.

O papel da GNR nesta acção pretende, além do “trabalho de campo” em caso de infracção ambiental, apurar a origem da fonte poluidora, numa eventual ocorrência de um caso de poluição hídrica.

Entre as suas funções, a ARHN elabora e executa os planos de gestão de bacias hidrográficas e os planos específicos de gestão das águas. Promove também a realização e análise das características da região hidrográfica e das incidências das actividades humanas sobre o estado das águas, sendo neste contexto que surge a colaboração da GNR.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS