Tendo como finalidade a despistagem de agressões ambientais, nomeadamente descargas poluentes ou outros efluentes nocivos, estas recolhas de água abrangem onze pontos situados em rios, ribeiras e açudes nos concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços. O NPA da GNR de Chaves tem estado atento também às linhas de água transfronteiriças, nomeadamente na zona de Vila Verde da Raia.
Segundo do NPA, durante o último ano foram efectuadas cerca de 500 recolhas de água que foram enviadas para análise. Rios como o Tâmega, Beça, Torto, Ribeira de Oura, Barragem do Alto de Rabagão e açude de Vila Verde da Raia, fazem parte da rede de monitorização do Alto Tâmega. Durante 2009, apesar de alguma “pressão” e risco ambiental, nos meses de menor pluviosidade, todas as amostras, entregues na ARHN, não revelaram valores que revelassem qualquer foco de poluição fluvial.
O papel da GNR nesta acção pretende, além do “trabalho de campo” em caso de infracção ambiental, apurar a origem da fonte poluidora, numa eventual ocorrência de um caso de poluição hídrica.
Entre as suas funções, a ARHN elabora e executa os planos de gestão de bacias hidrográficas e os planos específicos de gestão das águas. Promove também a realização e análise das características da região hidrográfica e das incidências das actividades humanas sobre o estado das águas, sendo neste contexto que surge a colaboração da GNR.