Em conferência de imprensa, os deputados dizem que o Governo em vez de apresentar um PNI apresentou um “programa metropolitano de investimentos” que esquece o Interior. “A proposta é apenas uma nova versão do que foi apresentada no início do ano passado, que nos parece muito mais um plano metropolitano de infraestruturas, uma vez que o grosso dos investimentos é para ser aplicado nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa”, afirma Luís Ramos, adiantando que as suas preocupações “saíram reforçadas”, uma vez que a discrepância entre os números apresentados é enorme.
O deputado exemplificou que nos metropolitanos do Porto e de Lisboa “serão investidos mil milhões de euros”, enquanto nas ligações de coesão territorial (vias rodoviárias) apenas duas centenas de milhões de euros”.
Outro exemplo, dado pelo parlamentar, revela que “serão canalizados mais mil milhões de euros nos metro-bus das áreas metropolitanas, enquanto as ligações transfronteiriças (ferroviária e rodoviária), que têm impacto na região, são 200 milhões de euros”.
Sobre o Douro, Luís Ramos diz estar preocupado com a “ausência de qualquer compromisso claro e objetivo relativamente à dimensão ibérica e europeia
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar