Domingo, 3 de Julho de 2022

“Governo Presente” no distrito de Vila Real

A abertura do último troço da A24, a apresentação do estudo de impacte ambiental da A4, a apresentação do projecto do Espaço Miguel Torga, a inauguração de um adutor de água da barragem do Alto Rabagão e uma reunião com vários autarcas, para a discussão sobre Serviços de Urgência, são, para já, os pontos de […]

A abertura do último troço da A24, a apresentação do estudo de impacte ambiental da A4, a apresentação do projecto do Espaço Miguel Torga, a inauguração de um adutor de água da barragem do Alto Rabagão e uma reunião com vários autarcas, para a discussão sobre Serviços de Urgência, são, para já, os pontos de uma agenda que ainda não tem horas marcadas mas que promete pôr Vila Real no centro das atenções nacionais, com a visita de José Sócrates e de todos os seus Ministros.

Nos dias 23 e 24, o Governo vai deslocar-se para o distrito vila-realense, para, um pouco por todo o seu território, proceder a inaugurações, apresentações e reuniões com autarcas.

Embora ainda não seja conhecido um programa oficial, António Martinho, Governador Civil de Vila Real, explicou que a visita do Primeiro-Ministro José Sócrates e dos vários Ministros do Governo deve-se ao concretizar do projecto “Governo Presente” que tem levado os seus membros num périplo pelos vários distritos.

No distrito transmontano, a visita dos governantes ficará marcada pela inauguração, no Sábado, do troço da A24, entre Fortunho e Vila Pouca de Aguiar.

O tema das acessibilidades será ainda alvo das atenções, com a organização de uma iniciativa onde será feita uma apresentação sobre a obra do Túnel do Marão, o troço da A4 que ligará Amarante a Vila Real (que já está em fase de concurso) e, ainda, com a exposição do estudo de impacto ambiental da continuação da A4 até Bragança, ou seja, do troço denominado por Auto- Estrada Transmontana.

Durante a visita, o Primeiro-Ministro vai passar, também, por Sabrosa, mais exactamente pela freguesia de São Martinho de Anta, onde vai ser apresentado o projecto do Espaço Miguel Torga, um edifício construído de raiz e idealizado pelo arquitecto Souto Moura que terá como objectivo promover o estudo e dinamizar actividades em torno da obra do escritor transmontano.

O fim-de-semana ficará marcado, ainda, pela inauguração de outros equipamentos, nomeadamente de um adutor na Estação de Tratamento de Água da Barragem do Alto do Rabagão, um investimento de cerca de 25 milhões de euros, realizado pela empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro que vai servir os concelhos de Montalegre, Chaves e Boticas.

Entre outros encontros com os vários autarcas da região, deverá realizar-se uma reunião com os Presidentes das Câmaras Municipais de Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio, para se discutir a questão da manutenção do Serviço de Urgência Básica, a funcionar 24 horas por dia, no Hospital D. Luiz, no Município reguense. Os três autarcas tinham agendado uma Conferência de Imprensa, para ontem, para demonstrar, publicamente, o seu descontentamento, face à ausência de resposta, por parte do Governo, de uma contraproposta, apresentada pelas três autarquias, em Fevereiro último. No entanto, com a garantia de que serão recebidos, pelo Governo, no próximo fim-de-semana, isso levou ao adiamento dessa Conferência de Imprensa.

 

MM

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.