InícioMurçaGoverno quer agilizar a certificação de produtos

Governo quer agilizar a certificação de produtos

O Governo tem um grupo de trabalho que está a identificar produtos regionais para estabelecer um modelo simplificado de licenciamento para a sua certificação. Esta foi a garantia deixada pelo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, na inauguração da Feira do Azeite, Vinhos e Produtos Regionais, que dobrou o número de expositores.

Foi um êxito a sétima edição deste certame agroalimentar que juntou 46 expositores nas instalações do antigo pavilhão da EB2/3 de Murça. O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural testemunhou uma prova de vitalidade do mundo rural exposta neste evento, elencando a importância da autenticação dos produtos regionais, tentando incluir neste processo as autarquias. “O azeite e o vinho são marcas desta região, mas há outros produtos, como doces, compotas, enchidos, pão, tanta coisa boa que aqui se faz, e esta feira é uma forma de os vender e promover. Por isto mesmo, o Governo tem um grupo de trabalho a identificar estes produtos e a estabelecer um modelo simplificado de licenciamento, que passará seguramente por um envolvimento maior dos municípios, para que as pessoas não tenham medo de produzir, mas que o possam fazer de forma legal”.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, salientou a maior dimensão da feira e uma outra imagem do certame, que aposta na diversificação e na grande qualidade dos produtos expostos. “Não são os sabores tradicionais ditos da terra, mas, na grande generalidade, são produtos confecionados ou produzidos por pessoas de Murça. A nossa pretensão é que este tipo de eventos contribua para promover o que Murça tem de melhor e proporcionar mais-valias a quem aposta neste sector”.

A nível de custo, o município suportou e organizou o certame de uma forma racional. “Para nós o custo é importante, mas não é através do custo que mostramos a dimensão. Fazemos isto para dar oportunidade às pessoas de venderem aquilo que produzem. Fazemos ainda uma festa de rua, com muita animação”, concluiu.

Paralelamente à Feira, no Auditório Municipal decorreram as jornadas sobre a viticultura duriense. O dia seguinte, feriado municipal, ficou marcado por duas cerimónias: o ato oficial da assinatura do pacto de geminação entre os municípios de Murça e Le Cendre (França) e a cerimónia oficial da atribuição dos títulos honoríficos Grau Medalha de Ouro a três prestigiadas instituições (a Banda Marcial de Murça, os Bombeiros Voluntários e Santa Casa de Misericórdia). Foi a primeira vez que a edilidade atribuiu estas distinções.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO