Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
No menu items!

Greve dos funcionários não docentes encerrou escolas de Vila Real

Sindicato fala de uma adesão na ordem dos 85 por cento, mas remete um balanço final para a tarde desta sexta-feira.  

-PUB-

Liceu Camilo Castelo Branco, Escola de São Pedro, Agrupamento de Diogo Cão encerraram logo pela manhã devido à greve do pessoal não docente. Pelas 11h00, também o Agrupamento Morgado de Mateus e a Monsenhor Jerónimo do Amaral encerraram, por falta de funcionários.

A VTM esteve às portas destas escolas e encontrou alguns alunos, que se mostravam satisfeitos por regressar a casa mais cedo. Outros ainda tinham de esperar pelas 13h00 para o autocarro os levar para casa. “Foi bom ir para casa mais cedo, mas ainda temos de esperar pelo autocarro e está a chover”, disse um aluno do 5.º da Escola Morgado de Mateus.

Alguns pais mostraram-se insatisfeitos, porque não tinham com quem deixar as crianças, mas, por outro lado, compreendem os motivos que levam as pessoas a fazer greve, a reivindicar melhor condições de trabalho e mais funcionários nas escolas. “Deviam ter avisado ontem e já não trazíamos as crianças para a escola”, comentou uma mãe.  

Um pouco por todo o país, os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de ensino fizeram em greve, em protesto contra a falta de funcionários nas escolas. O sindicato exige ainda o fim da precariedade, a integração dos atuais trabalhadores precários e a contratação imediata de mais 6 mil trabalhadores para os quadros.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou a greve e há pouco fez um balanço onde afirmou que os números ficaram acima do que esperavam, na ordem dos 85 por cento.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS