Como manda a tradição, a Monumental Serenata vai abrir os festejos da Semana do Caloiro de 2009 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que, a decorrer entre os dias 5 e 10 de Novembro, vai ter como principal cabeça-de-cartaz os Blind Zero.
Em conferência de imprensa, a Associação Académica da UTAD adiantou já os nomes que vão animar as noites da tenda que, mais uma vez, vai ser montada junto à Biblioteca Municipal. Assim, na quinta-feira, dia cinco, depois da Monumental Serenata (marcada para a escadaria da Câmara Municipal de Vila Real), o primeiro a subir ao palco universitário é Leonel Nunes.
No dia seguinte, a animação começa com o grupo repetente “Quem o Bob?”, seguido dos Flow 212.
No dia sete, sábado, será a vez do concerto dos Blind Zero que, tanto quanto o Nosso Jornal conseguiu apurar, não actuavam em Vila Real desde 2003. Um concerto que traz os sons do recém- -lançado trabalho intitulado “Luna Park” e que será antecedido pela actuação dos Line Six, banda vila-realense que venceu o concurso de bandas de garagem organizado pela AAUTAD. Na mesma noite os estudantes vão poder ainda contar com a presença em palco da DJ Kika Lewis.
No domingo, a noite é reservada aos estudantes da UTAD, que mais uma vez vão vestir-se a rigor para o baile de gala, no entanto, no dia nove, a agitação regressa à tenda de concertos com a actuação dos Makongo, também eles repetentes nos cartazes das festas da UTAD. “Na Semana Académica tivemos um feedback muito bom, a opção agradou os estudantes”, recordou Luís de Matos, presidente da Associação Académica, revelando que, finalmente, e como já manda a tradição, na terça-feira (dia em que, durante a tarde, os caloiros vão desfilar pelas ruas de Vila Real em mais uma “Latada”), será Quim Barreiros a encerrar a semana.
“Peço a compreensão das pessoas para as nossas actividades”, sublinhou o dirigente associativo, recordando que se trata de apenas algumas noites de folia, e até mesmo de alguns exageros, mas que são compensadas pelo “retorno financeiro” que advém da presença dos alunos na cidade durante todo o ano.
No que diz respeito à bilheteira, Luís de Matos considera que os preços não diferem muito dos praticados nas edições anterior, sendo que estes podem variar entre os cinco e os 12 euros.
A noite mais dispendiosa será a de sábado com as entradas a custar nove euros para estudantes e 12 para não estudantes, no entanto, de sublinhar ainda que mais uma vez serão colocados à venda bilhetes gerais que podem ser adquiridos por 29 euros, para os sócios da AAUTAD, ou 34 euros, para não sócios.
Orçada em cerca de 100 mil euros, a Semana do Caloiro vai contar mais uma vez com a colaboração do Instituto da Droga e Toxicodependência que, através do Centro de Respostas Integradas de Vila Real, vai repetir a campanha de sensibilização e minimização dos riscos associados, sobretudo, ao consumo excessivo de álcool e drogas.