Quarta-feira, 5 de Outubro de 2022

Há 16 infetados no lar de Carlão, no concelho de Alijó

Dos 12 utentes, 10 deram positivo à Covid-19, assim como seis funcionários, do lar situado no concelho de Alijó.

-PUB-

 O Centro Social Recreativo e Cultural de Carlão tem neste momento 16 pessoas infetadas com Covid-19.

De acordo com José Paredes, presidente da câmara municipal de Alijó, "o surto foi detetado na sequência da hospitalização de um dos utentes, no sábado, que testou positivo".

Depois disso, "na segunda-feira, e após se verificar que a saúde pública não atuava, o município mandou testar todos os utentes e colaboradores. Verificou-se que dos 12 utentes da valência de lar 10 estavam infetados. Quatro dos utentes estão internados, dois deles com prognóstico mais reservado", explicou o autarca à VTM.

Esta informação foi, também, confirmada pel presidente da instituição, José Rua, que apenas disse haver "vários infetados”, sendo que “quatro estão internados no hospital de Vila Real”.

O responsável garantiu que a direção esteve reunida com a proteção civil municipal e com a segurança social, no sentido de ser “criada uma equipa de intervenção rápida” se for necessário para assegurar o serviço, que neste momento “está a ser feito pela restante equipa e a situação está controlada”.

O surto não terá surgido no lar, mas fora da instituição, através de uma funcionária que estaria infetada sem saber. De acordo com o presidente da câmara, "temos duas famílias algo numeroras em Carlão, nas quais, de acordo com a sáude pública, há elementos com teste positivo e em isolamento".

"Esperamos conseguir, desta forma, conter o surto porque Carlão é uma freguesia bastante grande e não queremos que a situação se descontrole", vinca.

José Paredes lembra que, desde o início da pandemia, este é "o terceiro surto de Covid-19 em IPSS do concelho", juntando-se ao que ocorreu nos lares de Sanfins do Douro e Vilar de Maçada. "Todos eles foram detetados na sequência de testes de despistagem realizados pelo município e para a semana vamos testar mais uma vez", frisa.

De acordo com o autarca, o concelho de Alijó tinha, ao dia ontem, 49 casos ativos de Covid-19 e está no grupo de municípios com risco muito elevado de transmissão do vírus. "Os casos têm vindo a diminuir e estamos confiantes de que a tendência se mantenha", conclui.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.