Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025
No menu items!
Vila RealHistória da vida e obra de escritores durienses contada em castelhano

História da vida e obra de escritores durienses contada em castelhano

Miguel Torga, Trindade Coelho e Guerra Junqueiro são alguns dos escritores que têm o Douro bem marcado na sua obra e que por isso viram a sua vida retratada em documentários, que agora serão traduzidos para castelhano. O projeto tem como objetivo final ‘convidar’ os espetadores espanhóis a conhecer ‘os caminhos’ que percorreram sete autores da literatura portuguesa.

-PUB-

Para “dar a conhecer a região duriense através das palavras daqueles que mais inspiradamente a descreveram” foi criada a coleção de documentários “O Douro nos Caminhos da Literatura”, um projeto da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que está agora a ser traduzido para castelhano e ainda este ano deverá viajar até à vizinha Espanha.

Lançada no ano passado, tendo sido exibido na RTPN o primeiro de sete documentários em fevereiro, a coleção que conta a história da vida e obra de sete escritores durienses vai chegar a várias instituições, escolas e associações culturais na região da Galiza e Castela Leão, estando previsto que possa mesmo ser transmitida na televisão nacional espanhola.

Paula Silva, diretora regional da Cultura do Norte, sublinhou que este é mais um “importante passo para a divulgação da região”, uma vez que, mais do que falar sobre a vida e a obra dos sete escritores, os documentários levam os espetadores numa visita guiada ao Douro, nomeadamente aos concelhos e aos locais que marcaram o dia-a-dia e inspiraram os autores.

“Num período de crise geral é fundamental rentabilizar os projetos”, sublinhou a mesma responsável, referindo que, ao mesmo tempo, com a tradução dos documentários, “é possível dar resposta” aos estrangeiros que “cada vez mais procuram conhecer a nossa cultura”.

Apesar de manifestar desde logo o desejo de, depois do castelhano, fazer a tradução dos sete filmes para o francês, Paula Silva adianta que ainda nada está pensado nesse sentido, pese embora, “por uma questão de proximidade e familiaridade” do povo francês, sobretudo de emigrantes da chamada ‘terceira geração’, esse poderia ser o passo seguinte.

“O Douro nos Caminhos da Literatura é constituído por um conjunto de documentários consagrados a sete escritores originários do Alto Douro, que tiveram esta região como fonte de inspiração e cenário de uma parte significativa da sua obra, nomeadamente, Miguel Torga, Domingos Monteiro, João de Araújo Correia, Pina de Morais, Aquilino Ribeiro, Trindade Coelho e Guerra Junqueiro”.

Para a concretização do projeto, a DRCN contou com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), da Fundação EDP, da RTPN e das autarquias de Mesão Frio, Peso da Régua, Lamego, Sabrosa, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS