Este acontecimento está integrado nas comemorações Concelhias dos 100 anos da República, à qual se associa a Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho. A primeira parte das comemorações está centrada na figura do soldado Milhões, começa com a Guarda de Honra ao Monumento do militar evocado, por uma secção do RI13 de Vila Real. Depois irão seguir-se várias intervenções, nomeadamente do capitão Manuel Freitas: “Soldado Milhões – O Homem no seu tempo”, e do presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira. Será ainda lida uma mensagem da Liga dos Combatentes, sendo o encerramento da cerimónia feito pelo Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves.
Durante a tarde, no Auditório Municipal, haverá as comemorações Concelhias dos 100 anos da República, em que, além do herói Milhões, será evocada a figura do grande republicano, Alfredo Augusto Pinto. Nas alocuções irão participar o presidente da Associação Cívica e Cultural, José Esteves Rei, José Leon Machado, capitão Avelino Fernandes e Manuel Costa. O encerramento ocorrerá pelas 17h30, com o descerramento de uma lápide toponímica alusiva a Alfredo Augusto Pinto.
Para o futuro, está prevista a mudança do busto do Herói Milhões, colocado em Murça, para a sua aldeia natal, Valongo de Milhais. Também a Câmara Municipal pretende erguer na vila um outro elemento escultórico de homenagem ao militar, ao mesmo tempo que vem desenvolvendo contactos com a sua família para a possibilidade de recuperar a casa onde nasceu, onde defronte ficará o seu busto.