Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Hospital da Luz criou 290 empregos e é inaugurado oficialmente amanhã

O Grupo Luz Saúde inaugura oficialmente na sexta-feira um hospital em Vila Real que funciona em pleno desde novembro, representou um investimento de 18 milhões de euros em obras e equipamentos e criou 290 postos de trabalho.

-PUB-

A nova unidade hospitalar do Grupo Luz Saúde, que substituiu a anterior clínica em Vila Real, abriu portas em setembro de 2018, e, em novembro, passou a funcionar em pleno, durante 24 horas por dia.

Fonte da empresa disse hoje à agência Lusa que o investimento total da Luz Saúde nesta nova unidade foi de 18 milhões de euros, em obras de remodelação do edifício do antigo hotel Tocaio, localizado no centro da cidade, e em equipamentos.

De acordo com a fonte, no total "já trabalham no Hospital da Luz Vila Real 290 pessoas, das quais 140 são médicos".

O hospital possui bloco operatório, bloco de partos, consultas em várias especialidades, internamento, atendimento urgente, 24 horas, para crianças e adultos, e possui um centro de imagiologia com equipamento "topo de gama".

O Hospital da Luz Vila Real disse ainda que tem acordos com os principais subsistemas e seguros de saúde.

Localizado no centro da cidade transmontana, o antigo hotel Tocaio recebeu o general Humberto Delgado, que ali fez um almoço de lançamento da sua candidatura à Presidência da República em 1958.

Na festa de inauguração, na sexta-feira, o grupo Luz Saúde vai recriar, durante um jantar, o ambiente que envolveu a passagem de Humberto Delgado pela cidade, e onde esteve, como artista convidada, a fadista Amália Rodrigues.

A ementa será semelhante à desse almoço, ficando a atuação a cargo da fadista Raquel Tavares.

Segundo a fonte, a recuperação arquitetónica do edifício do Hospital da Luz Vila Real foi distinguida com um dos Prémios SIL do Imobiliário 2018.

O projeto, do atelier português Openbook Architecture, foi considerado "o melhor empreendimento de reabilitação urbana na categoria de comércio e serviços", por decisão unânime do júri.

Em Vila Real, o grupo está também a criar um centro de serviço de apoio aos clientes da Rede Hospital da Luz, que estará a operar até ao final do primeiro semestre deste ano.

Numa fase inicial, este investimento deverá criar cerca de 50 novos postos de trabalho, mas o objetivo é que venha a criar mais 100 empregos até ao final de 2020.

A Luz Saúde foi criada em 2000 e possui 30 unidades, onde se incluem 14 hospitais privados, um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) explorado em regime de parceira público-privada (PPP), 13 clínicas privadas a operar em regime de ambulatório e duas residências sénior.

Está presente nas regiões Norte, Centro, Centro-Sul de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.

Em outubro de 2014, a seguradora portuguesa Fidelidade adquiriu o controlo da empresa, passando a ser o acionista maioritário da Luz Saúde, tendo sido substituída, já em 2018, pela Fosun International, que passou a deter a maioria do capital da Luz Saúde.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.