Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Implementação do programa “Aldeia Segura” em Melhe

O programa “Aldeia Segura” foi implementado, no dia 2 de agosto, em Melhe, na freguesia de Santa Marinha, com o objetivo de garantir uma maior proteção da aldeia, em caso de incêndio.

-PUB-

Na reunião com a população desta localidade estiveram representados o Município de Ribeira de Pena, o Corpo de Bombeiros de Ribeira de Pena, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

A operacionalização deste programa passou pela sensibilização da população, pela sinalização dos caminhos de evacuação e pela designação do Oficial de Segurança da Aldeia de Melhe que tem como missão transmitir avisos à população e organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade.

Esta medida visa contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, reforçar a consciência coletiva de que a proteção e a segurança são responsabilidades de todos; implementar estratégias de proteção de aglomerados populacionais face a incêndios rurais; criar dinâmicas e hábitos com base no conceito de autoproteção; familiarizar as populações com as condutas adequadas a observar em caso de evacuação ou confinamento; sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades.

Melhe foi a primeira aldeia de Ribeira de Pena onde foi implementado o Programa “Aldeia Segura”. A curto prazo, este projeto vai ser alargado a outros pontos de concelho. 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS