Na reunião com a população desta localidade estiveram representados o Município de Ribeira de Pena, o Corpo de Bombeiros de Ribeira de Pena, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).
A operacionalização deste programa passou pela sensibilização da população, pela sinalização dos caminhos de evacuação e pela designação do Oficial de Segurança da Aldeia de Melhe que tem como missão transmitir avisos à população e organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade.
Esta medida visa contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, reforçar a consciência coletiva de que a proteção e a segurança são responsabilidades de todos; implementar estratégias de proteção de aglomerados populacionais face a incêndios rurais; criar dinâmicas e hábitos com base no conceito de autoproteção; familiarizar as populações com as condutas adequadas a observar em caso de evacuação ou confinamento; sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades.
Melhe foi a primeira aldeia de Ribeira de Pena onde foi implementado o Programa “Aldeia Segura”. A curto prazo, este projeto vai ser alargado a outros pontos de concelho.