Terça-feira, 25 de Março de 2025
No menu items!

Inaugurado Centro de Valorização das Raças Autóctones que custou 1,4 ME

As novas instalações do Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones (CVMRA), situadas em Malhadas, Miranda do Douro, foram inauguradas esta tarde pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

-PUB-

Neste centro o município investiu 1,4 milhões de euros, com apoio comunitário.

“O atual executivo recebeu do anterior executivo um projeto financiado a 55% por Fundos Europeus. Já o atual executivo conseguiu aumentar o financiamento de 55% para 85%, permitindo uma grande poupança aos cofres da autarquia”, explica o município.

O executivo, liderado por Helena Barril, salienta ainda que ao criar esta infraestrutura orgânica, “reconhece as raças autóctones como símbolos identitários territoriais e contempla a necessidade de associar a produção e criação destas raças com o turismo no espaço rural dada a qualidade dos produtos que lhes estão associados e importância económica para as populações”.

Trata-se de uma unidade de melhoramento animal, que inclui um laboratório, com tecnologia de ponta, para a seleção e controlo de sémen e dos embriões animais necessários para o melhoramento genético das raças autóctones do território do Nordeste Transmontano.

Inicialmente, esta tecnologia na área da inseminação artificial, e recolha de sémen e embriões, terá incidência nos pequenos ruminantes, como cabras e ovelhas. E mais tarde outros animais podem vir a ser abrangidos, como bovinos ou burros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS