Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Inaugurado Quartel dos Bombeiros de Lebução

Respondendo a um desejo antigo da população da freguesia, foi inaugurada, no Sábado, dia 30 de Junho, a Secção de Lebução do Quartel de Bombeiros Voluntários de Valpaços, nas instalações da antiga escola primária. Esta inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões; do Presidente da Câmara Municipal de […]

-PUB-

Respondendo a um desejo antigo da população da freguesia, foi inaugurada, no Sábado, dia 30 de Junho, a Secção de Lebução do Quartel de Bombeiros Voluntários de Valpaços, nas instalações da antiga escola primária.

Esta inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões; do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares; do Governador Civil de Vila Real, António Martinho; do Presidente da Junta de Freguesia de Lebução, José Pinheiro; do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Jorge Sampaio e do Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, César Augusto.

Durante a cerimónia de inauguração, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Jorge Sampaio, realçou “o empenho e a boa vontade da Câmara Municipal de Valpaços, na concretização desta obra que vem beneficiar toda a população de Lebução e arredores”.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, salientou a sua satisfação por esta obra que “vem prestar um enorme serviço, a esta comunidade”, destacando que “sem o entendimento de todos, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Bombeiros, não teria acontecido”.

No seu discurso, o Secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, agradeceu, “em nome do Governo, ao Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, pela abertura desta Secção que corresponde às necessidades concretas das localidades do interior”, acrescentado que “esta secção de Lebução é um bom caso de aproveitamento de uma estrutura já existente”.

No final da cerimónia oficial, teve lugar o “baptismo” das duas primeiras viaturas da secção de Lebução, uma ambulância de transportes mistos e um veículo ligeiro de apoio à Direcção e Comando. Seguidamente, foi oferecido um lanche de convívio, a toda a população.

A reconversão do edifício da antiga escola primária em Secção dos Bombeiros incluiu a sua recuperação total, com compartimentos para albergar as camaratas, balneários, sala de reuniões, salas administrativas, bem como a construção de um edifício de apoio, com garagem para as viaturas, um depósito de reserva de água e uma cozinha, com refeitório integrado.

Com o objectivo de servir uma população superior a mil e quinhentas pessoas, englobando as freguesias limítrofes, a construção desta Secção de Bombeiros, na freguesia de Lebução, é mais um investimento da Câmara Municipal, para o desenvolvimento do concelho e da qualidade de vida dos seus habitantes.

O custo total da obra ascendeu aos cento e vinte e cinco mil euros, integralmente suportados pela Câmara Municipal de Valpaços.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.