Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Incêndio destrói quinta em Sedielos

Um incêndio registado em Sermanha, freguesia de Sedielos, concelho de Peso da Régua, destruiu uma habitação na Quinta de Sá de Baixo, uma unidade de turismo rural. O fogo começou por volta das 5h30 e rapidamente se propagou a todo o edifício. O alerta de incêndio foi dado pelos dois filhos do proprietário da casa (empresário em Angola) que ouviram “fortes estalidos” e viram “muito fumo”. Apenas tiveram tempo de sair com a roupa que tinham, recorrendo depois aos Bombeiros de Peso da Régua que os acolheram com cobertores.

-PUB-

O comandante António Fonseca contou que quando chegaram ao local o “edifício já estava tomado pelas chamas”. Porém, ainda conseguiram “evitar a propagação a uma outra parte contígua”. “Fizemos o possível para que os danos fossem mínimos, mas as chamas alastraram rapidamente e isso foi determinante para o que aconteceu”, acrescentou.

Os prejuízos são elevados nesta habitação que tinha sido alvo de obras de remodelação há cerca de meio ano. Segundo António Fonseca, “as chamas consumiram ainda algumas motos que estavam no rés-do-chão do edifício e peças de arte consideradas valiosas”.

A PJ está a investigar as causas do incêndio que poderão estar relacionadas com algum problema eléctrico.

De salientar que a Quinta Sá de Baixo ou Quinta do Brasileiro, localiza-se na sub-região do Baixo-Corgo. O seu nome tem uma curiosa história de cunho popular, ligada à sua denominação. Esta foi concedida pelo povo de Sedielos, quando o grande proprietário que veio do Brasil adquiriu várias vinhas e unificou todas as parcelas de vinha, delimitando no seu interior a fonte de Sá, cuja água matou a sede a muita população.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS