É a primeira vez que os movimentos independentes conseguem estar representados na ANMP, apesar de o reclamarem há vários anos.
No Conselho Diretivo o lugar será ocupado pelo presidente da Câmara de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, que tem sido uma das principais vozes na reivindicação à alteração à lei eleitoral das autárquicas.
Os Grupos de Cidadãos Eleitores nas últimas eleições autárquicas, conseguiram ganhar 19 Câmaras Municipais e 413 Freguesias, reforçando a sua posição como a terceira maior força política a nível nacional.
Conselho Diretivo:
Efetivo: Manuel Cordeiro, Presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira;
Suplente: Teresa Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Mesa do Congresso:
Efetivo: Aurélio Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Suplente: António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Conselho Geral:
Efetivos: Sofia Maia, Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Elisabete Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras; Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda;
Suplentes: Flávio Massano, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas; António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba; João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, foi eleito no domingo no XXV Congresso da ANMP, como o primeiro independente a ter assento no conselho diretivo da ANMP.