-PUB-
“Durante o dia de hoje fomos abordados por várias pessoas sobre a possibilidade de existência de legionella na nossa freguesia, na zona da Estação de Comboios do Pinhão.
Cabe-nos informar a população que a Junta de Freguesia, tal como o Município, não foram informados oficialmente de qualquer caso. Contudo a Junta de Freguesia iniciou todas as diligências, junto das autoridades e da Infraestruturas de Portugal, para indagar sobre o mesmo”.
Foi desta forma que a Junta de Freguesia do Pinhão se dirigiu, ontem, à população, através de uma publicação nas redes sociais. A comunicação surgiu depois de surgirem suspeitas sobre a presença da bactéria.
Entretanto, e segundo avança a agência Lusa, “a Infraestruturas de Portugal (IP) fechou, por precaução, as casas de banho, chuveiros e copas e suspendeu o fornecimento de água na estação ferroviária do Pinhão, depois de detetar a bactéria legionella”.
“A IP está a monitorizar a evolução destas situações e, até ao momento, não existe conhecimento de qualquer infeção em colaboradores ou utentes destes espaços”, frisa a empresa, referindo que “será efetuada uma limpeza e desinfeção por aplicação de biocidas com recurso a choque químico da tubagem, a realizar por uma empresa especializada contratada”.
Depois, “serão realizadas novas colheitas para análise”, assegura a IP.
A bactéria terá sido detetada na quarta-feira (27), mas a Câmara de Alijó só foi informada no dia de ontem. Tratando-se de “uma questão de saúde pública”, a autarquia lamenta “não ter tido conhecimento do foco de legionella no próprio dia”.
“A autarquia está a acompanhar a situação de perto, estando a efetuar todas as diligências para que sejam implementadas todas as medidas de limpeza e desinfeção por parte da IP Património, de modo a acautelar a saúde e a segurança da população e de quem nos visita”, refere.
Do lado da junta de freguesia, é pedida “serenidade” à população, sendo que “iremos informar sobre qualquer alteração”.
A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.
Podendo ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infeção, apesar de grave, tem tratamento efetivo.