De acordo com a organização, o objetivo passa por “promover um congresso inovador face ao modelo tradicional, debatendo temas atuais (cultura, talento local, empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia), e ainda com enfoque em disciplinas como a ciência e inovação, gestão económica, marketing e comunicação”.
O evento conta com vários convidados, desde empresários locais até grandes figuras da sociedade civil, que credibilizam e diversificam o evento. São colocadas à disposição dos jovens um conjunto de amenidades que, por serem características das metrópoles, não chegam com a devida eficácia ao Interior.
Torna-se imperativo criar um modelo interativo que garanta este tipo de oportunidades. Tal como Vila Real, o Interior deve ser um lugar de paragem”, refere a organização em comunicado.
Acrescenta ainda que pretendem discutir os assuntos que tratam do futuro aos jovens do Interior, que devem assumir um “papel determinante e central”, para preparar uma geração contemporânea de jovens participativos e civicamente interventivos”.
“Idealizamos um evento que, adotando um modelo organizacional aclamado (Summit), possibilite que se discutam questões, se apresentem ideias e se iniciem projetos que afirmem um incentivo à permanência dos jovens neste território”, sublinha a organização, adiantando que “pretendemos implementar no distrito inúmeras oportunidades para fomentar a discussão sobre o que nos espera no presente, o que projetamos para futuro e qual o seu impacto”.
“É nosso dever trabalhar exaustivamente por uma cidade mais jovem, civicamente participativa, evoluída e sustentável”.
Tendo em conta as atuais condições de saúde em Portugal, e em consonância com as mais recentes medidas e restrições impostas pelo Governo, a Youth Academy optou por reconfigurar o modelo inicialmente previsto do Summit. Com vista a salvaguardar a segurança e a saúde pública, o evento será descentralizado pelas cidades do distrito, e será transmitido via online, nas redes sociais.
Com início este mês e final em março, o Interior Summit contará com um número limitado de participantes, mas mesmo assim dará voz aos protagonistas da região.