Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
©DR

Investigação sobre Cibersegurança vale prémio a recém-doutorado da UTAD

Nuno Mateus Coelho, que concluiu recentemente o Doutoramento em Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), venceu o prémio Inncyber Innovation Award, na categoria de Pequisadores/Doutorados.

-PUB-

Este prémio é atribuído anualmente pelo Inncyber Innovation Hub a teses de Doutoramento concluídas nas áreas estratégicas de transformação digital, cibersegurança e ciberdefesa, contando como parceiros com a Altice, EDP, Premivalor e PWC. O anúncio do prémio foi feito durante a conferência internacional “Cybersecurity & Cyberdefense as Critical Areas for promoting stability and economic growth”, realizada em Sintra, na Academia da Força Aérea.

Com uma proposta inovadora que quer mudar o panorama atual dos Sistemas Operativos, Nuno Mateus Coelho defende que todos os sistemas operativos possuam um Modo Paranoico que eleve a segurança do utilizador, de forma muito similar ao Modo de Segurança de um computador. A metodologia foi proposta pela tese de Doutoramento em Informática de Nuno Mateus-Coelho, intitulada “Paranoid Operating System Methodology for Anonymous and Secure Web Browsing”, classificada pelo júri com a nota máxima de Muito Bom com Distinção. Orientada por Benjamim Fonseca (UTAD) e com coorientação de António Castro (do ISEP), esta investigação já foi testada em diversos sistemas operativos com sucesso, estando os seus resultados disponíveis em várias publicações científicas.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.