Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Jaime Gama foi entronizado confrade

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, foi um dos Confrades de Honra da Confraria Gastronómica de Lamego, cuja cerimónia decorreu, no sábado, em Lamego. A Igreja de S. Francisco acolheu a cerimónia principal, que foi presidida pelo Bispo de Lamego.

-PUB-

Além do presidente da Assembleia da República, foram entronizados algumas personalidades conhecidas da vida nacional, como foi o caso do actor Ricardo Pereira, que está ligado a Lamego por laços familiares fortes. O tempo (que ameaçava chuva) ajudou ao desfile de mais de 80 recém-entronizados confrades pelas principais ruas da cidade de Lamego, culminando com uma prova gastronómica junto à Sé.

No final da cerimónia, Jaime Gama deixou transparecer a sua satisfação pelo convite endereçado pela Confraria Gastronómica de Lamego, adiantando até algum do seu “percurso” como confrade. “Já pertenço à do Azeite, Vinho Verde, Vinho do Porto e ao Vinho do Ribatejo, mas esta entronização tem um sabor especial, dado que esta Confraria traduz uma grande tradição culinária desta região, além de que a gastronomia é um verdadeiro património nacional”. O presidente acabou por confessar que “gosta muito” desta região. “A minha mulher é de Vila Real e já há muitos anos que percorro Trás-os-Montes, o Douro e mesmo as Beiras”.

Fundada no início de 2010, a Confraria Gastronómica de Lamego é uma Associação Cultural que tem como principal objectivo a defesa e divulgação do património gastronómico do concelho de Lamego, em especial da “Bola”, do Presunto e da Broa de Milho. A Câmara de Lamego é confrade fundador e pretende apoiar a elaboração de trabalhos sobre a gastronomia regional, designadamente sobre a sua história e antigas técnicas de produção para a melhoria qualitativa das próprias ementas a apresentar.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS