Desanimados e com vontade de desistir. É desta forma que se sentem os agricultores do concelho, depois de ataques sucessivos dos javalis, que destroem tudo que encontram pela frente.
Recentemente, os animais atacaram em Mondrões e também em Andrães, mas um pouco por toda a região há queixas sobre os prejuízos que deixam nas culturas agrícolas.
Entre Andrães e São Cibrão, Luís Esteves tem dois terrenos grandes, onde decidiu plantar milho, mas já está arrependido, pois só tem acumulado prejuízos. “Fui emigrante na Suíça e agora que regressei decidi investir, tempo e dinheiro, nos terrenos que herdei, mas já vi que não vale a pena”, diz desanimado à VTM, adiantando que “ninguém assume” os prejuízos provocados pelos javalis.
“Fui tentar apresentar uma queixa nos serviços da floresta, mas ninguém quer saber de nada, ninguém se responsabiliza pelos prejuízos”, lamenta Luís Esteves, acrescentando que ainda recentemente comprou um trator novo, mas pondera abandonar os terrenos e deixá-los por granjear, pois não vê lucro nenhum do muito trabalho que tem tido.
“Antigamente, tudo aqui à volta era granjeado, agora está tudo ao abandono, em que há monte e silvas por todo o lado. Eu tentei limpar e semear, para isto ficar melhor, mas de nada me
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar