O 1º Roteiro de Defesa Nacional vai começar pelo norte do país. Lamego, Baião e Vila Real serão os primeiros municípios a integrar este roteiro que pretende “promover um conhecimento e uma cultura de Defesa Nacional nas diferentes regiões do território nacional, em parceria estreita com os municípios e os governos regionais, criando oportunidades privilegiadas de contacto entre decisores e cidadãos, administração central e local, sociedade civil e família militar”.
Em Lamego, e no primeiro dia, 27 de janeiro, João Gomes Cravinho vai visitar um dos 17 gabinetes de Atendimento ao Público, que o Exército disponibiliza em vários pontos do país e que servem sobretudo para garantir um maior acesso das populações a informação sobre o serviço militar. A visita segue para o núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes.
No dia seguinte, da parte da manhã, o ministro da defesa desloca-se ao Centro de Tropas de Operações Especiais, em Lamego, unidade destinada à formação de militares na área das Operações Especiais e ao aprontamento da Força de Operações Especiais (FOE), popularmente conhecidos como "Rangers". No local, o ministro visitará também os aquartelamentos reabilitados, no âmbito dos investimentos já concretizados, na melhoria das infraestruturas militares. No final da manhã, João Gomes Cravinho parte para a Delegação Marítima da Régua e posto local da Polícia Marítima, responsável pelo controlo e fiscalização do tráfego fluvial no Douro e onde são coordenadas as manobras de abastecimento de água para o combate aéreo aos incêndios ou ainda operações relacionadas com o apoio às populações e a segurança das embarcações e infraestruturas em situação de cheias. De seguida, desloca-se a Baião, onde visitará uma das Escolas que integrou o projeto-piloto Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz.
No último dia, o roteiro chega a Vila Real com uma agenda dedicada sobretudo ao conhecimento, inovação e economia de Defesa. De manhã, João Gomes Cravinho desloca-se ao Regimento de Infantaria n.º 13, onde está instalado um simulador de condução das viaturas blindadas PANDUR II, concebido e produzido em parceria com as indústrias nacionais de Defesa. De seguida, parte para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde dará uma palestra. No recinto da universidade vão estar a decorrer atividades de divulgação da Defesa Nacional com exposição de equipamentos. À tarde, João Gomes Cravinho visita o Centro Escolar do Douro, onde conversará com os alunos sobre a Defesa Nacional. Por fim, seguirá para o Régia Douro Park, polo de ciência e tecnologia, onde terá um encontro com empresários da região.