O Presidente-Delegado da “Union des Terres de Riviéres Europe”, UTRE, João Teixeira, vai propor, na próxima reunião da Assembleia Geral da agremiação de que faz parte, a integração da vila luxemburguesa de Beaufort.
O documento deverá ser apresentado já no próximo mês de Setembro.
“Vamos endereçar uma carta de proposta para Beaufort integrar esta associação. Como Presidente Delegado, posso propor a integração de outros parceiros, de outros países. Neste caso, serão Beuaufort e Spelo (Itália)” – adiantou João Teixeira.
O autarca lembra a importância das geminações e a importância desta futura adesão à UTRE: “Com 27 Estados Membros e 500 milhões de cidadãos, a Comunidade Europeia depende da capacidade de implicar os seus cidadãos num projecto europeu. Hoje, mais do que nunca, as geminações representam a melhor maneira de unir as cidades e os cidadãos de toda a Europa, para o conceito de que a cidadania europeia seja uma realidade. Um bom exemplo é este desejo, manifestado por mim” – sublinhou, para acrescentar: “Depois, há o desejo e objectivo específico do Município de Murça, o qual passa por estabelecer contactos bilaterais e de parceria, entre vilas e cidades, onde a identidade cultural e social possa ter afinidades. A presença de emigrantes de Murça e de outras zonas de Portugal e, até, as relações de amizade, levam-me a apontar esse desejo, face à experiência acumulada, ao longo de anos e de que a UTRE pode ser um bom veículo”.
Quem mostrou agrado pela decisão foi o Burgomestre de Beuafort, Camille Hoffmann: “Descobri este programa, em Portugal. Temos rios e alguma identidade com o projecto. Julgo que poderá ser interessante” – afirmou.
Jmcardoso