Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
No menu items!

Jornadas “Aprender em Comunidade” focaram nos desafios da Inteligência Artificial

No Agrupamento Morgado de Mateus a palavra de ordem é INOVAR. Este agrupamento é conhecido pela sua dedicação à inovação pedagógica e ao desenvolvimento de práticas educativas avançadas.

-PUB-

A comunidade educativa busca constantemente aprimorar a qualidade do ensino e preparar os docentes e alunos para os desafios do futuro. Assim se realizou a XIII edição das Jornadas “Aprender em Comunidade”, que decorreram de 9 a 12 de Julho. A relevância e pertinência das temáticas em debate, elemento matricial destas jornadas pedagógicas, estiveram mais uma vez em foco, com o tema “Inteligência Artificial: Novos desafios para a Educação”.

O programa de conferências foi rico e diversificado, contando com a participação de personalidades de referência no mundo académico nacional, da área das tecnologias às ciências da educação, realçando-se o Professor Carlos Fiolhais, Universidade de Coimbra, Manuel Meirinhos, do Instituto Politécnico de Bragança, Joaquim Escola, da UTAD, e Paulo Torcato, de Lisboa.

Durante quatro dias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar em workshops e debates, e compartilhar experiências sobre como a IA pode transformar o ensino e a aprendizagem. Garantindo o equilíbrio e complementaridade entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a promoção do trabalho colaborativo entre os docentes, estiveram disponíveis oito workshops, permitindo aos participantes a exploração de diferentes ferramentas de IA aplicáveis ao contexto educativo. Os professores tiveram a oportunidade de aprender a utilizar plataformas de aprendizagem adaptativa e assistentes virtuais de ensino.

Estes novos recursos educativos prometem impactar positivamente a motivação dos discentes e a facilitação da aprendizagem, sublinhando-se ainda as potencialidades que apresentam quando colocadas ao serviço da diversificação e individualização da aprendizagem, promovendo a inclusão e a democratização da educação.

As Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus foram um sucesso, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizagem sobre o papel da Inteligência Artificial no futuro da educação e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes do AEMM e de muitos outros participantes convidados. Com este evento demos mais um passo a caminho da escola do futuro, que queremos seja agora e para todos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS