Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Jovem vila-realense pede apoio numa “luta pela vida”

Pouco antes de um Natal veio a confirmação da doença, uma leucemia. Depois de vários tratamentos, a ilusão da cura. O regresso à normalidade, ao trabalho e até à constituição de família foram os passos seguintes. Dois anos depois, o mundo voltou a “desabar” com o regresso do ‘inimigo’ a exigir tratamentos novos e mais fortes, até que em Portugal já não há mais caminho a seguir, resistindo agora a esperança de encontrar no estrangeiro o que os médicos portugueses já não conseguem oferecer. Essa é a história de Mauro Filipe… mas podia ser a sua.

-PUB-

“Chamo-me Mauro Filipe, tenho 23 anos e tinha uma vida perfeitamente normal”, assim começa o testemunho de um jovem vila-realense que, na luta contra uma leucemia que teima em pôr à prova a sua vontade de viver, a sua esperança no futuro, precisa agora de apoio financeiro para um novo tratamento em França.

Numa desgastante caminhada que começou no final de 2006, e que pelo meio até trouxe o alívio de uma cura e a possibilidade de constituir uma família, o jovem vila-realense vê-se agora no final da linha quando se fala do alcance da medicina em Portugal no combate à doença. Mas a luta continua, e Mauro Filipe Damasceno, aconselhado pela sua médica, tem uma nova esperança, um tratamento numa clínica em França que, “já teve sucesso em vários doentes”.“Em Portugal, os médicos já não têm mais nada para me oferecer no que diz respeito a tratamentos com fins curativos”, revelou, ao Nosso Jornal, Mauro Filipe que, apesar de tudo, ainda tem no rosto a esperança de vencer a Leucemia.

Situado nos arredores de Paris, o hospital universitário onde o jovem vila-realense deverá ser tratado vai exigir um esforço financeiro muito elevado, demasiado caro para uma família sem recursos e que, ao longo dos últimos três anos, já investiu o que tinha no desejo de uma cura, com o pagamento de inúmeras deslocações ao Instituto Português de Oncologia, no Porto, e com a aquisição de medicamentos muito dispendiosos.

Sem a ajuda do pai, e com uma filha menor a estudar, a mãe de Mauro Filipe não conseguirá suportar as despesas, daí o apelo à população vila-realense e a todos os portugueses para que colaborem em mais um passo, talvez o último possível na luta de Mauro Filipe, pela vida.

“Vamos contar com a boa vontade e solidariedade das pessoas para que o Mauro possa ir a França, regresse curado e possa contar a história da sua vida aos seus netos”, sublinhou Adriana Barros que em conjunto com familiares e vários amigos do jovem vila-realense, estão a desenvolver uma campanha com a distribuição de panfletos e de latas (mealheiros) de angariação de fundos em várias lojas comerciais e organizações, com a venda de rifas, a criação de um blog (www.mauro-lutapelavida.blogspot.com) e a abertura de uma conta bancária onde poderão ser depositados os donativos (BPI – 0010. 0000.43753910001.70).

Tendo em conta que se trata de uma doença que “evolui muito rapidamente”, ainda este mês Mauro Filipe vai partir para França, tendo já marcada a primeira consulta para o próximo dia 13, e é já lá que depois se confrontará com as despesas médicas, despesas de milhares de euros.

“Eu vou lutar contra esta leucemia que não me quer deixar ver a minha filha crescer”, garante o jovem, que, quando regressar a Portugal, já recuperado, até já tem a promessa de que o lugar que ocupava na empresa onde trabalhava estará à sua espera.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS