Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Jovens agricultores solidarizam-se com Mogadouro assolada por granizo

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) solidarizou-se com as centenas de agricultores do Planalto Mirandês cujas colheitas foram destruídas pelo granizo que caiu no sábado, durante uma trovoada que assolou a região.

-PUB-

Numa nota de imprensa, a AJAP manifestou solidariedade para com os agricultores das freguesias de Perado de Bemposta, Algosinho, Urros, Bemposta, Tó, Vilarinho dos Galegos, Ventuzelo e Bruço, que viram as suas colheitas destruídas ou comprometidas para o próximo ano, devido aos danos causados pelas "enormes pedras de granizo resultantes de uma trovoada que durante uma hora causou estragos" nas vinhas, nos olivais e hortículas.

A associação salientou que esta é uma região de "excelentes condições produtivas", mas com falta de água, e defendeu "medidas de discriminação positiva", nomeadamente nos apoios ao investimento.

A Direção Regional de Agricultura e o município de Mogadouro anunciaram hoje um apoio de 15 euros por hectare para evitar a perda total da colheita em cerca de mil hectares de vinha afetados pelo mau tempo de sábado.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Bruxelas, que o granizo é um risco que está coberto pelos seguros de colheitas, referindo-se aos produtores afetados pela queda de granizo, no sábado, em Mogadouro.

O concelho do Mogadouro, no distrito de Bragança, sofreu no sábado prejuízos "muito avultados", provocados por trovoada, chuva e granizo.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS