Numa nota de imprensa, a AJAP manifestou solidariedade para com os agricultores das freguesias de Perado de Bemposta, Algosinho, Urros, Bemposta, Tó, Vilarinho dos Galegos, Ventuzelo e Bruço, que viram as suas colheitas destruídas ou comprometidas para o próximo ano, devido aos danos causados pelas "enormes pedras de granizo resultantes de uma trovoada que durante uma hora causou estragos" nas vinhas, nos olivais e hortículas.
A associação salientou que esta é uma região de "excelentes condições produtivas", mas com falta de água, e defendeu "medidas de discriminação positiva", nomeadamente nos apoios ao investimento.
A Direção Regional de Agricultura e o município de Mogadouro anunciaram hoje um apoio de 15 euros por hectare para evitar a perda total da colheita em cerca de mil hectares de vinha afetados pelo mau tempo de sábado.
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Bruxelas, que o granizo é um risco que está coberto pelos seguros de colheitas, referindo-se aos produtores afetados pela queda de granizo, no sábado, em Mogadouro.
O concelho do Mogadouro, no distrito de Bragança, sofreu no sábado prejuízos "muito avultados", provocados por trovoada, chuva e granizo.